Luís Filipe Vieira deixa recado à Câmara de Braga e critica "cultura de ódio e guerra"
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, esteve esta sexta-feira na inauguração oficial das novas instalações da Casa do Benfica, em Braga
Corpo do artigo
Luís Filipe Vieira, que esta sexta-feira esteve presente na inauguração oficial das novas instalações da Casa do Benfica, em Braga, deixou um recado à câmara municipal bracarense, que terá recusado receber o Benfica nos Paços do Concelho. "Nas centenas de inaugurações e ampliações de casas do Benfica pelo país, as mais diversas e representativas entidades locais têm feito questão de estar presentes e associar-se a esse momento, independentemente das suas questões clubísticas", disse.
Para o presidente do clube de Lisboa, "o contrário é que se torna incompreensível e é uma cedência à cultura do fanatismo que leva ao triste exemplo desta casa, no último ano, ter sido seis vezes vandalizada. Esta cultura de ódio e guerra tem que acabar porque o Benfica é a maior instituição desportiva do país", afirmou ainda.
Recorde-se que em meados de fevereiro, um cartaz publicado nas redes sociais dando conta de que Luís Filipe Vieira seria recebido na Câmara Municipal de Braga, pouco antes de inaugurar a Casa do Benfica, gerou polémica na cidade minhota. O programa do evento referia que às 19 horas do dia 23 de fevereiro, meia hora antes da inauguração, o presidente encarnado seria recebido nos Paços do Concelho da autarquia, uma presença que gerou uma onda de indignação juntos dos adeptos do Braga, especialmente nas redes sociais.
Contactado na altura, por O JOGO, a autarquia de Braga negou que alguma vez tivesse estado programada a presença de Luís Filipe Vieira. "Nunca o município de Braga teve conhecimento de qualquer tipo de receção, nem nunca nos foi solicitada por parte de pessoas da Casa do Benfica de Braga ou mesmo do Benfica. Na verdade não houve qualquer alteração, porque nunca esteve agendada essa receção. Se esse pedido tivesse acontecido teria que ser avaliado. Surgiu, de facto, um cartaz virtual partilhado nas redes sociais, mas estranhamos que tal tenha sido extrapolado de um facto que não é verdadeiro", afirmou Ricardo Gomes, assessor de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.
Na cerimónia de inauguração oficial das novas instalações da Casa do Benfica em Braga, o líder do Benfica adiantou que, do contrato de 400 milhões com a NOS, "100 milhões de euros vão ser pagos ao sistema financeiro português para abater parte da dívida do Benfica".