Lista de Luís Cirilo às eleições do Vitória pede jogo com Casa Pia noutra data
Corpo do artigo
A candidatura de Luís Cirilo Carvalho pediu esta sexta-feira alteração da data do encontro Vitória de Guimarães–Casa Pia, da 24.ª jornada da I Liga, por coincidir com a das eleições dos minhotos, 1 de março.
A candidatura "Por um Vitória maior", correspondente à lista A, manifesta “profundo desagrado” face ao que considera “desrespeito pelos valores democráticos e pelos sócios do clube”, que podem votar entre as 09h00 e as 19h00 no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, estando o jogo da I Liga agendado para as 20h30 de sábado, horário conhecido na quinta-feira.
“Exortamos a que a direção do Vitória, com o acordo do Casa Pia Atlético Clube, clube com quem tem boas relações, proponha alteração do dia do jogo”, refere o comunicado enviado aos jornalistas.
Além da “insensibilidade inaceitável perante um ato democrático fundamental”, a lista encabeçada por Luís Cirilo Carvalho lamenta que a direção dos vimaranenses tenha “permitido tal agendamento”, quando “deveria ter defendido os interesses do clube e assegurado que nada interferisse com a participação dos sócios” num “momento decisivo para o futuro da instituição”.
A candidatura exige “uma explicação clara” dos critérios para a decisão tomada por parte da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da direção presidida por António Miguel Cardoso, líder da outra candidatura às eleições, a lista B.
No sufrágio anterior, a 5 de março de 2022, António Miguel Cardoso foi eleito presidente pela primeira vez, ao reunir 4 148 dos 6 637 votos contabilizados (62,5 por cento), à frente de Miguel Pinto Lisboa, à data líder do Vitória de Guimarães (18,7 por cento), e de Alex Costa, antigo futebolista do clube e internacional português (17,5 por cento).