Luís Castro: "Rodrigo Mora? Um jogador tão jovem e com tão alta performance..."
Declarações do treinador Luís Castro, à margem da visita à Ibercup no campo do Dramático de Cascais
Corpo do artigo
O que este tipo de torneios podem ajudar na formação dos jogadores? "Um jogador para o longo da sua carreira, tem de ter muitos episódios para resistir a grande pressão que existe em determinados momentos do jogo. Outra é ser determinado e ambicioso, sempre com muito respeito pela profissão. A profissão exige muito, cada vez há mais jogos e as competições exigem mais, tem de estar muito bem preparado, quer tecnicamente, taticamente, física e psicologicamente. Nessas quatro dimensões de rendimento, eles têm de estar muito fortes e é fundamentalmente nestas áreas que têm de apontar as suas principais preocupações."
O que muda nas equipas nestes torneios? "Aquilo que as equipas são ao longo do ano, abordam os torneios da mesma forma. O que muda com este torneio são as diversidades de equipas que estão presentes nos torneios e as diferentes formas que os treinadores têm de abordar os jogos. Aí, há respostas diferentes, contexto diferentes e os jogadores têm ao longo dos jogos e torneios responder a essas diferenças que vão encontrar pela frente."
Como tem acompanhado a reta final do campeonato? "Há vários polos de interesse dentro do campeonato, há uma luta intensa pelo primeiro lugar, há uma luta intensa pelo terceiro lugar que dá acesso à Liga Europa, depois há uma luta tremenda no fundo da tabela. Está a ser um campeonato interessante, com jogos bons e jogadores a produzirem um alto nível de qualidade de jogo, um campeonato que está a responder às expetativas e todos esperamos que seja um bom campeonato até ao fim."
Como tem visto o aparecimento de Rodrigo Mora? "Uma das características do futebol português é cada ano despontam sempre novos jogadores, o Rodrigo Mora está a ter um final de época com grande visibilidade por tudo aquilo que tem feito, portanto é com expetativa que o futebol olha para ele. Um jogador tão jovem e com tão alta performance, é natural que haja já muita conjuntura à volta do tema e se perspetive nele uma grande carreira. Todos nós que andamos há longos anos no futebol e andámos algum tempo na formação, como é o meu caso, certamente é um jogador que está bem estruturado e construído naquilo que é a estrutura familiar e do clube, portanto todos esperamos o melhor dele."
Dérbi entre Benfica-Sporting poderá ditar o campeão? "Não sabemos como se vai chegar lá. Um clássico, neste caso o dérbi, é extremamente interessante. E este ano não vai fugir à regra, vamos ter de certeza um jogo muito interessante e que, neste caso em concreto, talvez vá ditar aquilo que vai ser o vencedor final do campeonato. Mais um momento muito interessante do campeonato, que esperamos que seja bem jogado e cative todos os que gostam de futebol."