Dragões criaram um sistema de lista de espera e responderam a dúvidas no site oficial
Corpo do artigo
O FC Porto anunciou no passado fim de semana que os lugares anuais se encontram esgotados, tendo explicado, este sábado, o funcionamento da lista de espera criada para quem ainda mantenha a expectativa de conseguir uma vaga no recinto azul e branco.
Tal como O JOGO revelara, o número de vagas disponíveis ainda antes de ser aberto o período de venda livre, portanto, já depois do período de trocas, estava quase ao nível do número total de lugares anuais comprados em 2024/25. Um cenário que, desde logo, fez os responsáveis portistas anteciparem a necessidade de criarem um sistema de lista de espera.
Eis os esclarecimentos fornecidos pelo FC Poroto:
"Como posso entrar na lista de espera?
Na plataforma bilhetes.fcporto.pt.
Quem pode entrar na lista de espera?
Todos os sócios registados em bilhetes.fcporto.pt que preencham os requisitos para adquirir lugar anual.
Quanto custa entrar na lista de espera?
Será cobrada uma taxa fixa de 50 euros, paga em dinheiro ou utilizando a conta corrente, para confirmar a pré-reserva e assegurar um lugar na fila virtual.
A taxa fixa é descontada na compra do lugar anual?
Sim. Os sócios inscritos na lista de espera têm direito a um crédito de 50 euros no momento da compra do Lugar Anual.
Como sei se chegou a minha vez?
Os sócios inscritos na lista de espera serão notificados via email e SMS quando puderem adquirir um lugar anual.
Chegou a minha vez. Quanto tempo tenho para comprar lugar anual?
Depois de serem notificados, os sócios inscritos na lista de espera ficarão a saber qual o prazo-limite para confirmarem a compra de lugar anual através da ligação enviada por email e SMS. O prazo mínimo são cinco dias úteis.
Não comprei lugar anual na minha vez. E agora?
Ultrapassado o prazo de cinco dias úteis, os sócios inscritos na lista de espera que não tenham adquirido o lugar anual não serão ressarcidos da taxa fixa e perdem a posição na fila virtual.
Só posso comprar lugar anual no início da época?
Não. Os lugares anuais podem ser novamente disponibilizados a qualquer altura - e não apenas no início de cada temporada - aos sócios inscritos na lista de espera.
A lista de espera permite reservar cadeiras?
Não. Os sócios em lista de espera só poderão escolher uma cadeira entre as que ainda não estejam ocupadas, um processo concorrencial e semelhante ao que acontece na compra normal.
Estou na lista de espera. É certo que vou ter lugar anual?
Não. A inscrição na lista de espera não garante a possibilidade de comprar um lugar anual no imediato ou no futuro. Para isso é necessário que outros sócios não renovem os respetivos cativos.
Qual é a ordem da lista de espera?
A lista de espera funciona por ordem de chegada. O primeiro sócio inscrito será o primeiro na fila virtual para adquirir lugar anual.
Os sócios mais antigos têm prioridade na lista de espera?
Não. O primeiro sócio inscrito será o primeiro na fila virtual para adquirir lugar anual.
Quem já teve lugar anual tem prioridade na lista de espera?
Não. O primeiro sócio inscrito será o primeiro na fila virtual para adquirir lugar anual.
Qual é a minha posição na lista de espera?
Confirmada a inscrição na lista de espera, os sócios receberão um email com o código único e alfanumérico que os identifica mas não reflete a posição na fila virtual (por exemplo: A22).
Quando posso sair da lista de espera?
A qualquer momento.
Como posso sair da lista de espera?
Contactando o suporte.
O que acontece ao meu dinheiro se sair da lista de espera?
A taxa fixa será devolvida e creditada na conta corrente dos sócios que abandonem a lista de espera antes de terem oportunidade de comprar lugar anual.
Se sair da lista de espera posso voltar à mesma posição mais tarde?
Não. Os sócios que saem da lista de espera regressam ao fim da fila virtual caso voltem a inscrever-se."