Jorge Jesus vê brasileiro como opção para solidificar um trio no eixo central.
Corpo do artigo
Lucas Veríssimo aterrou em Lisboa por volta das 11h30 e 20 minutos depois saía rumo ao sol da capital portuguesa. Está encerrado o processo de transferência de um jogador que Jorge Jesus reconheceu querer em outubro.
13325114
Quase quatro meses depois, o brasileiro de 25 anos está pronto para a primeira aventura europeia e os 6,5 milhões de euros de investimento têm como pano de fundo a alta expectativa no valor de um central com margem de progressão e que, mais do que ser alternativa a Otamendi e Vertonghen, pode entrar de imediato numa equipa... diferente. Sabe O JOGO que Lucas enquadra-se nos desejos de Jorge Jesus de consolidar uma defesa com três centrais, pois considera que o brasileiro faz uso da velocidade e da capacidade a construir com bola para poder mudar a tática.
Desde o início da época, Jesus tentou adicionar esse esquema tático ao naipe do Benfica e, a espaços, tem vindo a reforçar a aposta. Weigl, por exemplo, baixa muitas vezes para a posição quando a equipa tem a bola e em Alvalade Jardel foi lançado ao lado de Otamendi e Vertonghen, uma surpresa que durou 11 minutos pela lesão muscular do brasileiro. A mudança de esquema visa baralhar as contas dos adversários, já conhecedores do modo de jogar de Jesus no 4x4x2 mais clássico e também libertar os alas de tanto peso defensivo.
Jogador brasileiro tem uma média de 5,3 interceções por jogo. Supera Otamendi e Vertonghen neste vetor e na média de bolas perdidas por jogo (6,6)
Lucas Veríssimo completou ontem a restante bateria de exames e a convicção é que esteja pronto a dar o seu contributo rapidamente: apesar de alguns problemas físicos em dezembro, Veríssimo foi peça-chave na caminhada até à final da Libertadores perdida pelo Santos, chegando portanto com ritmo de jogo; e tem também a vantagem de se poder considerar imune à covid-19 no próximo mês, já que cumpre o terceiro mês desde que contraiu o vírus no Brasil, algo que os estudos científicos admitem para já. Tanto assim é que está já inscrito na Liga e na Liga Europa. Será apresentado depois do jogo de hoje com o Famalicão.
Lucas Veríssimo fez 35 jogos em 2020/21 e O JOGO reuniu dados de desempenho. Estes mostram a equivalência do brasileiro com Vertonghen e Otamendi. O reforço tem mais interceções por jogo (5,3) e menos bolas perdidas (6,6). Anda perto do duo titular na percentagem de acerto de passe (88,6%) e soma dez recuperações por jogo, ficando a duas de Otamendi e Vertonghen. Nos duelos defensivos, Veríssimo bate o argentino, mas este ganha-lhe (70,3% contra 65%) nos duelos aéreos.