Rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito termina época do brasileiro e força clube a equacionar contratação de central.
Corpo do artigo
A goleada do Benfica ao Braga por 6-1 trouxe uma sombra ao plantel dos encarnados, com a lesão grave de Lucas Veríssimo, que irá, confirmaram já as águias, afastar o brasileiro das opções de Jorge Jesus até final da época, numa recuperação de pelo menos seis meses.
Segundo o boletim clínico oficial publicado ao fim da manhã de segunda-feira, após os exames médicos complementares feitos, o central sofreu uma entorse grave do joelho direito com "lesão multiligamentar", resultando numa "rotura do ligamento cruzado anterior, associada a lesão do ponto de ângulo postero-externo", problema que força a uma "intervenção cirúrgica e a período prolongado de reabilitação, não voltando à competição durante a presente época".
Esta baixa de peso faz o Benfica, sabe O JOGO, equacionar a contratação de um central na janela de mercado de janeiro, estando o nome de Rúben Semedo, jogador vinculado ao Olympiacos, entre os atletas que mais agradam ao técnico.
Decorria o minuto 34 do embate com os minhotos quando Lucas Veríssimo teve de sair levado em maca, para dar lugar a Morato, após ter sido assistido no relvado. Levado ao hospital, foi logo percebido que a lesão do internacional canarinho era mesmo preocupante. "É uma lesão gravíssima. Ainda não há certeza, mas será uma lesão grave", confirmou desde logo Jorge Jesus após o termo da partida de domingo. Os exames confirmaram, assim, o pior cenário para Veríssimo e deixaram o técnico das águias com Otamendi, Vertonghen, Morato, Ferro e Tomás Araújo - Ferro soma apenas 70, na Taça, e o último, que só tem jogado pelos bês ainda procura a estreia pela equipa principal -, além da eventual adaptação de André Almeida ou de Weigl, como opções para o sector recuado.
Olympiacos aponta a 8 M€ por Rúben Semedo
É neste cenário que a SAD encarnada, em ligação estreita com Jorge Jesus, equaciona se será necessário avançar para o mercado em busca de um reforço para o eixo defensivo. Com o Benfica envolvido ainda em todas as frentes - Champions, campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga - e a jogar num esquema de três centrais, o cenário de contratação ganha força, estando Rúben Semedo numa primeira linha de possíveis soluções. O central encaixa, sabe O JOGO, no perfil que agrada a Jesus e o facto de terem trabalhado juntos no Sporting, sendo profundo conhecedor das ideias do agora técnico dos encarnados, coloca o jogador natural da Amadora no topo da lista.
Semedo tem contrato com o Olympiacos, de Pedro Martins, até 2023 mas já recebeu autorização do "patrão" para procurar novo clube após ter passado por uma acusação de alegada violação na Grécia, da qual foi entretanto ilibado pelos tribunais helénicos. Segundo apurámos, o emblema do Pireu estará a colocar a fasquia negocial nos oito milhões de euros, o que tem dificultado o avanço de potenciais interessados, entre os quais estará o Benfica. No mês passado, o internacional português voltou para Portugal, onde treinou no Estrela da Amadora para manter a forma. O atleta já voltou à Grécia e treina agora com o grupo de Pedro Martins enquanto aguarda que a sua saída seja concretizada em janeiro. A Luz e o reencontro com Jesus pode ser o novo caminho de um jogador, que, aos 27 anos, procura também dar outro fôlego à carreira, quer em clubes quer na Seleção Nacional. Aqui, o defesa já viu Fernando Santos conceder-lhe três internacionalizações, duas em particulares com Espanha e Andorra e outra na partida da Liga das Nações ante a Croácia, a 17 de novembro de 2020, na derradeira partida com a camisola das Quinas.
Quanto ao último jogo em que Rúben Semedo participou foi a 10 de agosto passado, alinhando 120 minutos frente ao Ludogorets na segunda mão da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, onde fez um autogolo e o Olympiacos acabou afastado nas grande penalidades.