Titular nos quatro últimos jogos do FC Porto, Loum é daqueles jogadores que estão a aproveitar as oportunidades dadas por Sérgio Conceição, dez meses depois de ter chegado ao Dragão.
Corpo do artigo
Loum está "no ponto de rebuçado". Esta foi a expressão utilizada por Sérgio Conceição, na sequência do jogo do senegalês contra o Paços de Ferreira, onde se estreou a marcar de azul e branco.
11581785
Depois de ter chegado ao Dragão no mercado de inverno de 2019 e somado apenas 32 minutos repartidos por três jogos (Braga, Boavista e Nacional), o médio só agora está a começar a conseguir impor-se no meio-campo portista, onde tem sido titular há quatro encontros consecutivos (Boavista, V. Setúbal, Young Boys e Paços de Ferreira).
Joseph Koto, antigo selecionador Sub-20 do Senegal, que descobriu Loum no US Ouakam, não fica admirado com o tempo que o jogador demorou a mostrar-se. "Estamos a falar de um jogador que funciona um pouco a "diesel", no sentido em que demora um pouco a chegar onde queremos, mas que depois é fiável, consistente", afirmou, em entrevista a O JOGO.
"Ainda bem que o FC Porto soube esperar, porque ganhou um bom jogador. A concorrência terá dificuldade"
"Compreendo que achem que este tempo de adaptação tenha sido longo [cerca de 10 meses até alcançar a titularidade], mas ainda bem que o FC Porto soube esperar por ele, porque ganhou um bom jogador, que chega agora à titularidade e que a concorrência terá dificuldade em tirar dali", acrescentou. No fundo, nada que o próprio Koto não tenha visto suceder nas suas próprias mãos e, mais tarde, na seleção principal do Senegal. Depois de várias chamadas do selecionador Aliou Cissé, o médio do FC Porto só recentemente foi titular pelos "leões de Teranga" em jogos a contar, contra a Suazilândia, em partida da fase de apuramento para a Taça de África das Nações de 2021. "Na seleção foi igual, foi entrando em vários jogos, até se fixar no onze", concordou.
11557832
Daqui em diante, Koto acredita que Loum vá cimentando o lugar no onze do FC Porto. "É um jogador que antes de tudo precisa de estar bem identificado com a forma como o coletivo funciona. Depois de assimilado isso é um jogador sobre quem podem contar, porque não tem medo das responsabilidades que o treinador lhe entregar", explicou. Do golo de cabeça apontado ao Paços de Ferreira, não esboçou qualquer surpresa, pelo contrário: "Tem boa impulsão e sabe tirar partido disso Nas seleções fez vários golos assim".
Para além dos elogios naturais de quem vai seguindo o jogador à distância, apontando a "um profissional consciente dos seus deveres em campo, que não poupa esforços, empreendedor e disciplinado na aplicação das indicações que lhe dão", o antigo treinador de Loum só vê vantagens na continuidade do jogador no FC Porto. "Está a enriquecê-lo a vários níveis e certamente que o tornará um jogador mais completo, daí que eu ache importante para ele que possa consolidar o que vem trabalhando com o treinador, porque ele só é titular há poucos jogos e ainda pode crescer muito. Melhorando irá certamente a tempo de sonhar ainda mais alto no futuro", sustentou.
FC Porto só sofreu um golo com ele em campo
Foi na Liga Europa, em Berna, contra o Young Boys, que o FC Porto sofreu o primeiro golo com Loum em campo. O senegalês leva quatro encontros seguidos no onze, mas antes já havia sido titular noutra ocasião. Joseph Koto acredita que pode não ser por acaso: "Com ele, o FC Porto ganha maior capacidade de recuperação, porque cobre uma vasta área de terreno graças à grande disponibilidade física que tem, mas ganha também mais um argumento muito forte na pressão sobre o adversário, o que provoca muitas vezes o erro nos duelos. Com tempo e a continuidade, pode ganhar ainda maior dimensão e consistência".