Loum dá receita para bater o Atlético de Madrid: "FC Porto sabe como se joga na Champions"
ENTREVISTA, PARTE I - A realizar uma boa época na La Liga, Loum acredita que os dragões estão melhor do que os espanhóis neste momento, mas alerta para algumas individualidades dos colchoneros
Corpo do artigo
Emprestado pelo FC Porto ao Alavés até 30 de junho, Loum sabe bem como derrotar o Atlético de Madrid, equipa que visita na terça-feira o Estádio do Dragão, no jogo decisivo da fase de grupos da Liga doa Campeões.
O médio alinhou os 90 minutos de um jogo em que a equipa do País Basco triunfou por 1-0, graças a um golo marcado logo aos quatro minutos, que lhe permitiu recuar cedo no terreno e fechar os espaços.
O senegalês recorda o encontro em entrevista a O JOGO, mas também aborda o trabalho que desenvolveu com Sérgio Conceição, aponta Luis Díaz a altos voos, explica o episódio em Faro com Pepe e mostra-se convencido de que os adeptos portistas ainda terão a possibilidade de ver a melhor versão de Corona em 2021/22.
O que fez o Alavés para ganhar ao Atlético de Madrid que o FC Porto possa aplicar neste jogo?
-Tivemos de aplicar em campo aquilo que o treinador nos pediu nos treinos e sermos muito fortes em todos os momentos. Marcámos o 1-0 cedo e depois fomos muito rigorosos, sólidos e fechámos todos os espaços. É preciso muita concentração para jogar contra o Atlético de Madrid. Tivemos de fechar as portas para não permitir que o adversário marcasse.
Quais são os aspetos que devem merecer mais atenção do FC Porto?
-O Atlético de Madrid é muito forte nas bolas paradas. É uma grande equipa, muito difícil e tem grandes jogadores.
E os jogadores que poderão causar mais problemas?
-O Atlético de Madrid tem Griezmann, Luis Suárez e Correa, mas, para mim, o mais importante é que o FC Porto tem Luis Díaz, Corona e Mehdi [Taremi], um ataque muito forte.
É uma equipa que poderá estar alcance do FC Porto ou julga que será complicado?
-Não é complicado. O Atlético de Madrid tem grandes jogadores, mas o FC Porto também. Acredito que vai ser um bom jogo. O FC Porto é uma grande equipa e sabe como se joga na Liga dos Campeões. Estou a torcer pelo FC Porto para que ganhe ao Atlético de Madrid, porque sou portista.
Nesta fase, quem se apresenta melhor neste encontro decisivo?
-Neste momento, o FC Porto está melhor. O FC Porto tem grandes jogadores e um coletivo muito forte. São raras a equipas na Europa que têm grandes jogadores e um coletivo tão forte. Isso acontece porque o FC Porto tem uma boa mentalidade e um bom grupo. Por isso, acredito que tudo depende do que o FC Porto fizer.
O FC Porto poderá precisar apenas de um empate para passar aos oitavos de final. Conhecendo como conhece Sérgio Conceição, acredita que jogará com isso ou procurará mais?
-No FC Porto, todos os jogos são para ganhar. Naquela casa é ganhar, ganhar e ganhar. E mais nada.
Nesse jogo Alavés-Atlético de Madrid esteve com Felipe e Herrera. Como foi esse reencontro?
-Foi top, foi um grande momento. Estivemos a recordar a passagem pelo FC Porto. São dois grandes jogadores, muito simples e amigos. No final do jogo troquei a camisola com o Herrera.