Encarnados voltaram a ganhar fora de portas ao fim de cinco jornadas.
Corpo do artigo
Um tento solitário de Lolo permitiu este domingo ao Benfica B vencer no terreno do Atlético, por 1-0, em jogo da 23.ª jornada da II Liga e ascender provisoriamente ao quinto lugar da prova.
O avançado espanhol, que tinha bisado na ronda anterior, frente ao Trofense, apontou o tento do triunfo aos 35 minutos e ajudou a formação secundária da Luz a terminar com uma série de cinco jogos consecutivos sem triunfos fora do seu reduto.
Por seu lado, o Atlético desperdiçou um boa ocasião para "descolar" do "lanterna vermelha", a Oliveirense, e continua a "travessia no deserto" na competição, tendo somado o sexto encontro seguido sem vencer.
De resto, os alcantarenses pouco ou nada fizeram para alterar o rumo de uma partida quase sempre disputada a baixa intensidade e apenas nos últimos 10 minutos conseguiram incomodar o guardião "encarnado", num remate fraco de Marco Bicho.
Apesar da pouca velocidade que impôs no seu jogo, o Benfica B daria o primeiro aviso por intermédio de Sancidino Silva, mas seria Lolo a dar um "pontapé" no "marasmo" que se vivia na Tapadinha, inaugurando o marcador, na sequência de um lance confuso na área alcantarense.
O ex-jogador do Valladolid estaria novamente em evidência no início da etapa complementar, quando viu o poste negar-lhe as intenções, depois de excelente trabalho individual na área adversária.
Perante a passividade da formação de Alcântara, os "encarnados" iam controlando o jogo, mas de forma lenta e inconsequente, o que, ainda assim, seria suficiente para que voltassem a dispor de soberana oportunidade para dilatar a vantagem, não fosse a boa resposta de Filipe Leão ao remate de Iván Cavaleiro.
Com o aproximar do final da partida, e contrariamente ao que seria expetável, o Atlético praticamente abdicou de tentar chegar à área benfiquista, preferindo "defender" uma "magra" desvantagem, para a qual nunca conseguiu encontrar resposta.
Jogo no Estádio da Tapadinha, em Lisboa.
Ao intervalo: 0-1.
Marcador:
0-1, Lolo, 35 minutos.
Equipas:
ATLÉTICO: Filipe Leão, Pedro Caipiro, Fábio Marinheiro, Eridson, Luis Dias, Afonso Taira, Bijou (Bernardo, 86), João Mário, Mauro Antunes (Marco Bicho, 73), Bacar (Tiago Cerveira, 73) e Rui Varela.
(Suplentes: Jonas, Bernardo, Silva, Tiago Cerveira, Raul Martins, Vasco Varão e Marco Bicho).
Treinador: Manuel Gomes (Neca).
BENFICA B: Bruno Varela, Nélson Semedo, Fábio Cardoso, Rudinilson Silva, Bruno Gaspar, João Teixeira, Rúben Pinto, Iván Cavaleiro, Bernardo Silva (Jorge Rojas, 66), Sancidino Silva (Uros Matic, 78) e Lolo (Harramiz, 83).
(Suplentes: Miguel Santos, Filip Markovic, Uros Matic, Harramiz, Jorge Rojas, Gianni Rodriguez e Wei Huang).
Treinador: Hélder Cristóvão.
Árbitro: Hélder Malheiro (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Gaspar (32), João Teixeira (44), Bacar (45+1) e Bijou (64).
Assistência: cerca de 400 espetadores.