Lito Vidigal: "O Boavista está numa boa nova fase. Têm feito um trabalho incansável"
Declarações de Lito Vidigal, treinador do Boavista, na antevisão da receção ao V. Guimarães, este domingo. Jogo marcado para as 20h30
Corpo do artigo
Perspetivas para o jogo: "Um jogo difícil, contra uma equipa boa que está a fazer uma boa campanha. As sensação que tenho é que desde o início que tenho dito que tenho sentido a equipa crescer semana após semana e que precisávamos de uma vitória para consolidar esse crescimento. Conseguimos essa vitória o na semana passada e queremos voltar a ganhar já. Queremos dar continuidade a este momento. Sempre que estamos em momentos positivos (e passo essa mensagem aos jogadores) é importante prolongá-los o máximo de tempo possível. É um jogo importante para continuarmos a nossa caminhada, acreditando que é possível, apesar do momento difícil, mas sabendo que ganhando este jogo metemo-nos um pouco mais entre as equipas que estão a competir para ficar na I Liga. Esse é o nosso objetivo."
Como sentiu a equipa depois da vitória sobre o Santa Clara: "A atitude competitiva dos jogadores é forte e cada vez está melhor, há um bom ambiente e um espírito de equipa fortíssimo. A mensagem que tenho passado é que este pensamento de vitória tem de ser constante. Temos de pensar que podemos ganhar qualquer jogo e essa mentalidade tem de estar presente nos treinos. Temos também de resgatar a alma boavisteira, que tem de estar sempre na equipa. O Boavista tem uma identidade própria e a sua cultura. A mensagem que passo é não podemos perder essa identidade."
Desgaste na Liga Conferência do V. Guimarães pode ser uma vantagem? "Gostava que o Vitória continuasse na Liga Conferência e fizesse uma boa campanha, porque seria bom para o futebol português, mas estou sobretudo focado nos meus jogadores. Não posso ver as coisas dessa forma, quando tenho jogadores que estão a trabalhar aqui há duas semanas. Nunca disse que os jogadores estavam mal fisicamente … temos de encontrar equilíbrios e ter uma equipa competitiva. Nesse sentido, olho primeiro para a minha equipa, porque ainda não estamos consolidados. Depois claro que avaliamos o nosso adversário, mas primeiro o foco está na nossa equipa, porque ainda estamos a crescer e há pouco tempo para competir. Temos de tornar a equipa mais competitiva."
Regresso de Reisinho: "Todos os jogadores são importantes, nesta fase muito mais ainda. Conto com todos. Os que iniciarem o jogo no onze vão trabalhar de uma forma, os que ficarem no banco vão trabalhar de outra e os que não forem convocados também terão de trabalhar e ajudar, nem que seja levar água aos outros. É assim que penso e que tento incutir nos jogadores. Temos de ser uma família, com as suas diferenças, temos de estar todos disponíveis para que se torne mais forte."
Recuperação de Moussa Koné: "Já treinou hoje, limitado ainda, mas poderá ser opção, não sei se jogará de início..."
Que garantias dá a equipa neste momento? "A única garantia a que posso fazer referência é sobre a massa adepta. Têm uma importância muito grande naquilo que podemos fazer neste jogo. Vimos de uma vitória em que foi muito importante a participação dos adeptos. Dou muita importância à sua presença. A alma boavisteira de que já falei é transmitida pelos adeptos. Eles trazem aquela energia que os jogadores precisam para se transformarem e encararem esta competição com otimismo e garra. É importante para nós ter os adeptos no estádio, porque os jogadores precisam dessa força. Se tivermos uma boa casa no domingo, a probabilidade de ganharmos este jogo é muito maior."
Futuro do Boavista: "O Boavista está numa nova fase. O presidente e a sua equipa têm feito um trabalho incansável para tornar o Boavista um clube outra vez forte e respeitado. O presidente tem trabalhado muito com os investidores [Gérard Lopez], com os quais tem feito uma parceria estreita, pensando em desenvolver o projeto do Boavista para o futuro. Continuamos a acreditar, sabendo que é muito difícil e tudo faremos para ficar na I Liga, e as mensagens que o presidente tem passado deste trabalho aos investidores, apelando também a essa alma boavisteira, nós vamos ter um Boavista de futuro."