O avançado bate os seus compatriotas e está no topo da hierarquia das ligas mais cotadas no Velho Continente.
Corpo do artigo
É imprescindível para Jorge Jesus desde o primeiro minuto em que vestiu a camisola encarnada, mais que não seja porque logo nesse dia arrancou com o que espera venha a ser uma odisseia de golos de águia ao peito. A 29 de setembro do ano passado, Lima marcou o primeiro dos dez golos que já leva no campeonato e, por certo, nessa altura não pensaria ser o que é hoje: nada mais nada menos do que o melhor marcador brasileiro a atuar no top 10 das ligas do ranking da FIFA.
Para trás, o avançado benfiquista deixa Danilo Neco (2º lugar), o dianteiro do modesto Alania, da Rússia, que soma menos um golo e conta ainda mais um jogo disputado (ver lista completa nesta página). No último lugar deste pódio surge Alex Teixeira (Shakhtar Donetsk), com oito tentos, festejados ao longo dos mesmos 17 encontros disputados por Neco.
Mas para se ter noção da magnitude do feito de Lima, basta dizer que o artilheiro das águias tem, por exemplo, o dobro dos golos de nomes conceituados na praça, como Michel Bastos, polivalente médio do Lyon e também internacional brasileiro. À mesma distância fica o antigo médio do FC Porto Diego, agora ao serviço dos alemães do Wolfsburgo, mas o fosso é ainda maior se pensarmos que, em Inglaterra, o jogador canarinho com mais golos marcados é o ex-benfiquista... Ramires, que com apenas três na conta pessoal se demarca dos demais na Premier League.
De olho no registo de Lima estão, porém, outros homens habituados ao pé quente, como o também internacional canarinho Hernanes - leva os mesmos oito golos de Alex Teixeira, mas espaçados por duas dezenas de encontros -, que apesar de ser médio, tenta muitas vezes a sorte. Logo atrás vem Jonathan Reis, jovem avançado do Vitesse que cumpriu já grande parte da sua formação no... PSV Eindhoven, depois de ter sido contratado ao Atlético Mineiro.
De resto, o ex-jogador bracarense quase duplica o número de festejos se alargarmos o espectro a todas as competições em que atuou até ao momento. Ao todo, leva já 19 golos, pois além da dezena na I Liga concretizou mais uma mão-cheia na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e ainda um na Liga dos Campeões (contra o Spartak, em Moscovo).
E se na lista, já se sabe, há golos para quase todos os gostos e feitios, é preciso ainda realçar que dez das suas últimas concretizações foram alcançadas já em 2013. Desde que arrancou o novo ano - no caso das águias, com a receção ao Desportivo das Aves, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal -, Lima abanou as redes adversárias com uma regularidade temível para os oponentes dos encarnados e, nos nove jogos entretanto disputados pelo emblema da Luz, só não conseguiu mesmo bater Helton, no último clássico com o FC Porto.
Pelo meio, direito a bisar em duas ocasiões (contra a Académica, na Taça da Liga e em Coimbra, e também ante os estudantes, mas a contar para os quartos de final da Taça de Portugal). Penáltis? Apenas um, na já referida receção ao Aves.