Liimatta mostra-se ao Famalicão nos sub-21 da Finlândia: "Tudo é possível para ele"
Selecionador finlandês de sub-21 deu conta do potencial do médio-ofensivo e vê-lhe grande futuro. Apesar de nesta época ainda não ter jogado pela equipa principal do Famalicão, Otso Liimatta, 20 anos, aproveitou a ida aos sub-21 para marcar e mostrar a Evangelista que pode contar com ele.
Corpo do artigo
Ainda sem qualquer minuto de utilização esta época pela equipa principal do Famalicão - foi suplente nas quatro jornadas disputadas -, Otso Liimatta aproveitou a chamada aos sub-21 da Finlândia para mostrar-se, apontando um golo na vitória por 3-1 sobre a Arménia, na sexta-feira.
Mika Lehkosuo, antigo ponta-de-lança finlandês que chegou a ser parceiro de Litmanen na seleção, conhece na perfeição o talento e o grau de progressão de Liimatta, 20 anos, médio-ofensivo que espera dar um salto esta temporada, após as 13 aparições em 2023/24, cinco como titular, pelo “Fama”.
“Tem um grande potencial. Começou a jogar entre os adultos muito cedo, com 16 anos, revelando logo um conjunto de qualidades e habilidades. O potencial percebeu-se ser vasto e esta chegada a Portugal, a um nível alto, foi uma escolha inteligente e no tempo certo”, elogia Lehkosuo, antigo avançado do HJK que chegou a marcar ao Benfica na Liga dos Campeões, em conversa com O JOGO ainda antes deste novo feito. Agora molda o futuro da Finlândia, através do carimbo de mais-valia dos promissores no que é porta de entrada na seleção maior. Assim é o trabalho nos sub-21, com o criativo do Famalicão a ser apontado ao núcleo dos melhores do país.
“Liimatta foi a dada altura muito influente nos sub-21. Marcou golos, assistiu os colegas, foi aceitando diferentes papéis em diferentes onzes. É um jogador que se adapta bem e é muito disciplinado. Se o desenvolvimento continuar a este nível será jogador da seleção A por muitos anos”, valida, reconhecendo que pode voar alto. “Tudo é possível para ele! É difícil estimar o que vai acontecer nos próximos anos. Todos necessitam de um pouco de sorte, de não ter lesões e de viver as coisas no momento certo, não esquecendo o trabalho”, argumenta Lehkosuo.
As qualidades que vaticinam um encontro de Liimatta com o topo foram a seguir enumeradas. “É um jogador de nível alto na capacidade de driblar e nas mudanças de direção com bola. É muito móvel, faz diferentes lugares, é inteligente e tem uma capacidade de aprendizagem elevada”, exalta o técnico, desbravando segredos e competências. “Tem uma tremenda ética no trabalho defensivo. Pode melhorar no último passe e nos dotes finalizadores para ser ainda mais efetivo”, diz sobre o miúdo que já leva sete golos marcados nesta fase de qualificação para o Europeu.