Ao manter contacto com o técnico do Sporting, o médio gerou revolta no clube, discutiu com Rui Vitória, foi pressionado pelos capitães e colecionou falhas externas
Corpo do artigo
A saída de Jorge Jesus para o Sporting foi determinante para Talisca começar a cavar a sua própria cova no Benfica. O médio brasileiro foi mantendo contactos constantes com o antigo treinador, o que gerou a revolta dos dirigentes encarnados e, principalmente, do recém-chegado Rui Vitória.
O JOGO apurou que o jogador e o novo comandante das águias discutiram e trocaram insultos numa conversa particular no começo da época passada. Dias depois, os capitães da equipa também apertaram duramente o companheiro dentro do balneário.
Daí em diante, o dia a dia de Talisca na Luz passou de conturbado a praticamente irreversível. Pouco menos de um ano após ser apanhado num jogo noturno de futsal (em abril de 2015) - atitude que também foi criticada internamente -, foi punido por conduzir sem carta (em março de 2016). O Mistério Público, recorde-se, obrigou-o a pagar uma multa de seis mil euros.
Mesmo em baixa, o brasileiro ainda participou em 34 jogos e marcou nove golos em 2015/16. Muitas das partidas, no entanto, foram usadas para o valorizar no mercado. E o próprio jogador estava ciente disso, tanto é que antes de ir de férias, no fim de maio, foi avisado que não seria aproveitado na nova temporada.
Durante o período de descanso no Brasil, o médio viu o presidente benfiquista Luís Filipe Vieira e o empresário Jorge Mendes tentarem vendê-lo por 25 milhões de euros ao Shanghai SIPG. Sem sucesso nas negociações com os chineses, Talisca foi obrigado a regressar a Lisboa. Chegou ao Seixal com quatro dias de atraso e, por isso, foi multado.
Mesmo fora dos planos de Rui Vitória, o brasileiro treinou os primeiros dias com o plantel. Mas logo foi colocado de lado, tendo de treinar sozinho no ginásio. No período de afastamento, viu Vieira e Mendes priorizarem os esforços numa venda para o futebol inglês. Liverpool e Wolverhampton foram os alvos, mas, novamente, nada avançou. O fracasso nas conversas com o segundo, aliás, surpreendeu o atleta, que já contava com a transferência.
LEIA MAIS NA EDIÇÃO DE PAPEL OU E-PAPER DE O JOGO