Liga reúne clubes para discutir calendário de 2020/21: eis o esboço a ser proposto
A Liga apresentou uma proposta aos emblemas da II Liga na passada sexta-feira e essa ideia será esmiuçada esta tarde, por videoconferência. Regresso do público também pode ser aclarado
Corpo do artigo
A Liga convocou os 34 clubes profissionais para uma reunião esta tarde (16h00), por videoconferência, para debater a calendarização da próxima temporada. Ao que O JOGO apurou, o organismo liderado por Pedro Proença apresentou um esboço na passada sexta-feira, quando reuniu com os emblemas do segundo escalão.
Nessa reunião, a Liga propôs o dia 15 de agosto para iniciar 2020/21, com o arranque da Taça da Liga, prova que se prolongaria por mais quatro semanas, podendo este período englobar a realização da fase de grupos faltando, depois, concluí-la com a final-four, que se costuma disputar no final de janeiro.
A atual temporada termina a 2 de agosto, um dia depois da realização da final da Taça de Portugal entre Benfica e FC Porto
Posto isto, a I e II Ligas começariam a 20 de setembro, sendo que o mercado poderá encerrar a 5 ou 6 de outubro. De resto, a UEFA pediu, na semana passada, que as federações adotem uma "data de encerramento harmonizada da próxima janela de transferências", propondo 5 de outubro como prazo máximo, pois a data de inscrições de jogadores para as fases de grupos das competições europeias está agendada para 6 de outubro.
Na ordem de trabalhos não consta as condições em que os estádios poderão receber espectadores na próxima temporada, assim a evolução da pandemia de covid-19 o permita, mas esse será um tema que deverá ser colocado em cima da mesa pelos clubes. Importa, ainda, frisar que a época 2020/21 terá que terminar mais cedo devido à realização do Campeonato da Europa, que estaria a decorrer atualmente não fosse a pandemia ter obrigado ao adiamento.
Faltará, depois, saber a data da realização da Supertaça, mas esta é uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, organismo a quem compete agendar a prova.