FPF informará Liga e clubes sobre das decisões da reunião da UEFA com federações europeias.
Corpo do artigo
A Liga e os clubes dos dois campeonatos profissionais estão a ultimar o que apelidam de documento de retoma das competições, tendo na segunda-feira, após nova reunião por videoconferência, trabalhado as operações de jogo mediante os condicionalismos sanitários impostos pela Direção Geral de Saúde (DGS), apurou o JOGO.
12095742
As implicações dos condicionalismos provocados pela pandemia da covid-19 têm preenchido os encontros, que continuam a ser realizados de três em três dias. São vários os setores de cada emblema que estão obrigados a novos procedimentos.
As operações de jogo, por envolverem diretamente os futebolistas, treinadores e agentes desportivos necessários à realização de cada partida, são das áreas mais sensíveis. Pelo que esta última reunião deixa supor que o regresso das competições poderá acontecer em finais de maio, conforme a própria Liga já admitiu, embora ainda não haja calendários oficialmente anunciados. Entretanto, mantém, apurou O JOGO, a recomendação de não se efetuarem treinos de conjunto.
A definição de datas do recomeço da prova estará, também, dependente da informação que hoje chegará via FPF, a exemplo do sucedido do dia 1 do corrente mês. Fernando Gomes informará a Liga e os clubes sobre os resultados do encontro da UEFA com as federações europeias, que também acontecerá esta terça-feira (ler abaixo).
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
UEFA pode fechar época em setembro
A UEFA e as 55 federações suas filiadas, incluindo a FPF, vão reunir-se esta terça-feira por videoconferência para discutirem questões fundamentais para os tempos mais próximos, nomeadamente, até onde poderá esticar-se a presente época, para que possa ser concluída, depois da suspensão das competições nacionais e internacionais devido à pandemia.
Ora, segundo O JOGO apurou, o organismo europeu colocará em cima da mesa a possibilidade da temporada chegar a setembro, pelo menos para as finais das Ligas dos Campeões e Europa. Isso contraria a notícias publicada este fim de semana, pela Sky Itália, dando conta de um calendário que previa a realização de todos os 40 desafios em falta das duas competições europeias no mês de agosto e com as finais a terem lugar a 27, para a Liga Europa, e a 29 para a Champions.
12092394
Entretanto, em entrevista ao "Corriere della Sera", Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, abordou o impacto da pandemia no futebol e o que pode suceder. "Sou otimista e penso que há possibilidades para reiniciar e terminar os campeonatos. Talvez tenha de ser sem espectadores nas bancadas, mas o importante é que se possa jogar. O impacto de não jogar seria terrível para os clubes e para as ligas. Acho que podemos terminar, mas respeitando as decisões das autoridades de saúde", explicou ao jornal italiano, garantindo que não "há prazo para se jogar as finais europeias", porque isso depende do início das ligas nacionais.
Ainda sobre o término da temporada, Ceferin confirma que várias opções estão a ser analisadas. No entanto, explica que gostaria de ver a época 2020/21 começar ainda em setembro, pois jogar a época em curso durante os meses de setembro e outubro teria "um forte impacto no calendário" seguinte.
O líder do organismo europeu refere que "as ligas são a base de receitas dos clubes a nível nacional e, se forem concluídas, as consequências financeiras serão limitadas." Já a UEFA, por outro lado, "vai perder muito dinheiro por adiar o Euro"2020".