
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença (E), acompanhado pelo seu homólogo de Moçambique, Ananias Couana (D), durante uma conferência de imprensa em Maputo, Moçambique, 20 de setembro de 2019. ANTÓNIO SILVA / LUSA
LUSA
Protocolo entre os dois organismos congéneres assinado hoje em Maputo
A Liga de Clubes anunciou hoje o apoio à congénere de Moçambique para tornar o campeonato moçambicano mais sustentável e credível, através de projetos de formação nas áreas financeiras e de direitos audiovisuais.
"Podemos trabalhar em conjunto em toda a área de criação de valor para a própria competição [de futebol moçambicano], o que culminará com mais patrocinadores, com o objetivo fundamental de termos uma liga moçambicana sustentável", disse à Lusa, em Maputo, Pedro Proença, presidente do organismo.
Pedro Proença manifestou a disponibilidade da entidade que dirige em ajudar o futebol moçambicano, quando falava à margem da assinatura de um memorando de entendimento com o presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), Ananias Couana.
A formação de quadros da LMF e dos clubes moçambicanos na tutela dos direitos audiovisuais emergentes dos jogos de futebol é uma das áreas de grande interesse na cooperação acordada no âmbito do memorando assinado pelas duas entidades.
"Hoje, temos a noção de que o futebol de alta competição são os conteúdos televisivos. Há que explorar estas áreas e assegurar que possam advir mais-valias económico-financeiras para a própria Liga Moçambicana de Futebol e para os próprios clubes", acrescentou Pedro Proença.
O memorando prevê que quadros da LMF façam estágios na LPFP e beneficiem de bolsas de pós-graduação em cursos ligados à gestão desportiva, em colaboração com a Universidade Católica.
Pedro Proença defendeu o imperativo de o futebol moçambicano se tornar credível para poder atrair parceiros. "Os patrocinadores querem ver retorno daquilo que são os seus investimentos, os parceiros querem sentir-se confortáveis naquilo que são a missão e objetivos da própria liga", destacou.
Por seu turno, o presidente da LMF, Ananias Couana, congratulou-se com a assinatura do memorando, considerando-o estratégico para o desenvolvimento do futebol moçambicano.
"Temos o desafio de garantir maior exposição e visibilidade dos parceiros do 'Moçambola' para viabilizar o retorno financeiro dos investimentos que realizam no nosso campeonato", assinalou Couana.
