A LPFP divulga às 22h00 a lista dos contratos que vai receber até às 21:00 e a lista das inscrições efetuadas até às 24:00 de 31 de janeiro “assim que possível”, refere o organismo na nota relativa à primeira atualização
Corpo do artigo
O defesa João Basso foi inscrito na Liga pelo Estoril e está de regresso a Portugal por empréstimo dos brasileiros do Santos, revela a atualização de fecho do mercado, publicada às 19h00.
Após 14 jogos oficiais na segunda metade de 2023 pelo clube do estado de São Paulo, que foi despromovido ao segundo escalão brasileiro e confirmou o empréstimo através das suas redes sociais, o central vai de novo representar o emblema canarinho, responsável por lhe abrir as portas do futebol português na época 2016/17.
Formado no Paraná, João Basso cumpriu quatro partidas e marcou um golo no primeiro ano ao serviço dos estorilistas, foi cedido ao Real Massamá na época seguinte e regressou ao clube do concelho de Cascais em 2018/19, antes de se afirmar no Arouca, com 19 golos em 146 jogos oficiais entre as temporadas 2019/20 e 2022/23, as duas últimas na I Liga.
O brasileiro de 27 anos é um dos 28 futebolistas inscritos na LPFP entre as 12h30 e as 18h00 de hoje, com o Leixões, da II Liga portuguesa, a destacar-se com seis: os bebés do mar selaram a contratação do lateral direito Marquinho Carioca, ex-Araguaia, do Brasil, o empréstimo do também lateral direito João Oliveira, oriundo do Famalicão, e a revalidação das inscrições de Figa, Enzo, Tray Fuller e Badra Câmara, jogadores das formações secundárias.
Já o AVS, vice-líder do segundo escalão, inscreveu Talles Wander, ponta de lança oriundo do São Paulo, como o terceiro reforço do encerramento da janela de transferências, além dos já oficiais Babatunde Akinsola, extremo emprestado pelo Valladolid, e Samuel Granada, avançado emprestado pelo Fluminense.
Também ativo no último dia do mercado de inverno, o Estrela da Amadora incluiu no plantel o defesa central Lucas Rafael, emprestado aos brasileiros do Bragantino na segunda metade de 2023, além de ter inscrito o lateral esquerdo Rúben Lima, reforço já oficializado.
Ainda na I Liga, o Gil Vicente inscreveu o já confirmado lateral esquerdo Kazu, emprestado pela Oliveirense, o Moreirense validou o avançado Luis Asué, oriundo do Braga, e o Chaves incluiu na lista o médio Dário Essugo, cedido pelo Sporting, com o Portimonense a fazer o mesmo com Taichi Fukui, médio emprestado pelo Bayern, e o Casa Pia com Lacximicant, extremo ligado ao Sporting de Braga.
Já o Rio Ave contratou Hiago Bagarolo, futebolista que jogava pela equipa sub-20 do Bahia, o Famalicão inscreveu João Neto e José Macedo, o Sporting de Braga Jónatas Noro e o Vitória de Guimarães Tomás Vilela.
Na II Liga, a Oliveirense confirmou os empréstimos de Bala Sangare, oriundo do AVS, e de Nuno Namora, ligado ao Rio Ave, a União de Leiria a cedência de Brenner Lucas, vinculado ao Estrela da Amadora, e o Feirense a contratação de Shodipo Olamide, ex-Lincoln City (Inglaterra), enquanto o Torreense confirmou o médio Léo Azevedo, ex-Palmeiras, e o Académico de Viseu inscreveu Facundo Alarcon.
A LPFP divulga às 22h00 a lista dos contratos que vai receber até às 21:00 e a lista das inscrições efetuadas até às 24:00 de 31 de janeiro “assim que possível”, refere o organismo na nota relativa à primeira atualização.