Liga anunciou a alteração esta quinta-feira
Corpo do artigo
O Sporting-FC Porto, agendado para 1 de outubro, dia de eleições autárquicas em Portugal, será disputado apenas após o fecho das urnas. Marcado, inicialmente para começar às 18 horas, o primeiro clássico da temporada terá início às 19h15. A Liga anunciou que os restantes jogos do dia 1 de outubro serão igualmente disputados para o período após o fecho das urnas, o que faz antever, desde já, alteração no horário do Braga-Estoril, marcado para as 16h00.
As razões da alteração foram apresentadas pela Liga, num comunicado publicado no site: "Foi recebida, na Liga Portugal, uma exposição assinada pelo vereador da Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Carlos Manuel Castro, que transmite a preocupação do presidente da Junta de Freguesia do Lumiar (Lisboa), Dr. Pedro Delgado Alves, no que se refere à sobreposição do ato eleitoral de 1 de outubro ao horário do jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube Porto, da oitava jornada da Liga NOS, marcado para esse dia", pode ler-se, antes ainda de saber-se que também o Governo solicitou a alteração.
"Pedido ainda hoje reforçado pelo Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, quer quanto a este jogo quer quanto aos demais jogos marcados para o referido dia das eleições. Assim, e graças ao esforço e empenho das sociedades desportivas envolvidas nas partidas a realizar no dia referido, bem como do operador televisivo SportTV, a Liga Portugal reajustará os restantes horários dos jogos da Liga NOS, desse dia, para o período após o fecho das urnas."
No mesmo texto a Liga recorda que, sensível ao ato eleitoral de 1 de outubro, decidira alterar para 30 de setembro a data oficial da jornada 8 da I Liga NOS e da jornada 9 da II Liga "provando que sempre foi intenção do organismo minorar, ao máximo, o impacto dos jogos no quotidiano dos adeptos e cidadãos", acrescenta.
