As semelhanças físicas e a tendência para procurarem zonas mais interiores motivaram comparação entre os dois na Supertaça. Tozé Marreco defrontou os azuis e brancos nesse jogo e entende o paralelismo.
Corpo do artigo
A indisponibilidade de Otávio é uma dor de cabeça com que Sérgio Conceição terá de lidar, pelo menos, durante um mês e deverá levar o treinador do FC Porto a recorrer a Pepê para resolver o problema.
A solução foi utilizada na última época por duas ocasiões, com a B SAD (Liga) e o Lyon (Liga Europa), e os bons resultados fizeram Conceição recuperá-la nos primeiros dois jogos de 2022/23, com Tondela (Supertaça) e Marítimo (I Liga), em que o internacional português cumpriu castigo.
Após a final da Supertaça Cândido de Oliveira, o treinador chegou mesmo a ser questionado sobre se o brasileiro seria uma espécie de "Otávio 2.0". A resposta não foi direta, mas Tozé Marreco, que defrontou os portistas em Aveiro, deteta semelhanças entre ambos que vão para além da estrutura física.
"Os dois têm uma aceleração com bola muito grande e conseguem levar o jogo para a frente sozinhos. Fazem tudo em alta rotação e têm uma grande capacidade de passe", sustenta o técnico dos beirões, em declarações realizadas a O JOGO.
15148287
As nove temporadas em Portugal, sete das quais com Conceição como treinador, deram a Otávio uma bagagem tática que o colocam entre os mais disciplinados do campeonato. "Além de tudo o que dá na parte ofensiva, o Otávio oferece um equilíbrio à equipa e tem uma reação à perda como ninguém", realça Tozé Marreco, que "até na Seleção Nacional" nota o impacto daquele a quem no plantel do FC Porto chamam de "Baixinho".
"É quase um 12.º jogador, porque está sempre a fechar o campo. Tem uma disponibilidade física gigante", acrescenta. Isto, contudo, não significa que Pepê, que "também gosta de procurar espaços mais anteriores", não possa vestir a pele do internacional luso.
"Quando preparámos a Supertaça, analisámos alguns jogos do FC Porto em que o Otávio jogou e nota-se que tem um grande conhecimento da posição. Mas o Pepê tem tido um grande desenvolvimento com o Sérgio Conceição e, caso o Otávio não possa jogar, é uma opção para aquele lugar, até porque tem um bom cruzamento", refere o técnico do Tondela.
15149970
Para que Pepê possa avançar uns metros no terreno, João Mário deverá recuperar a titularidade do lado direito da defesa já no sábado, na receção ao Chaves. Em Madrid, a entrada de um implicou a saída do outro, mas sem Otávio devem formar a nova sociedade à direita.