
Víctor García também espreita a oportunidade de ser titular na receção ao Marítimo.
Será desta que os adeptos do FC Porto veem concretizado o desejo de ver André Silva estrear-se pela equipa principal? Certezas, só Julen Lopetegui as pode dar. No entanto, todos os cenários apontam nesse sentido. E são vários: a proximidade do clássico com o Sporting (dia 2), que poderá levar o treinador portista a poupar alguns dos habituais titulares - Aboubakar incluído -, a ausência de Osvaldo, ainda na Argentina [ver peça à parte], e a lesão de Bueno. À partida, o espanhol seria o principal adversário do jovem ponta de lança português na luta pela titularidade no jogo com o Marítimo (amanhã, para a Taça da Liga). Contudo, o facto de ontem nem sequer ter treinado, devido a uma contusão no pé esquerdo, abre uma janela de oportunidade ao melhor marcador da II Liga.
Dar minutos a André Silva durante o próximo ciclo de jogos sempre esteve nos planos de Julen Lopetegui, depois de o ter "emprestado" à equipa B durante a primeira metade da época. Os golos que o avançado foi marcando no segundo escalão causaram furor, mas o treinador do FC Porto manteve-se imune a pressões - até dos adeptos - e preferiu nunca queimar etapas. Começou a reintegrá-lo no plantel em meados de dezembro, por força dos problemas físicos de Osvaldo, e enfrenta agora um momento decisivo: o de o lançar.
Num onze que poderá contemplar vários jogadores com poucos minutos de utilização, Víctor García também está bem colocado para fazer companhia a André Silva. O lateral-direito venezuelano renovou recentemente o contrato com o clube e poderá beneficiar do desejo de Lopetegui poupar Maxi e Layún para o clássico com o Sporting. De resto, o lado esquerdo da defesa deverá ser entregue a outro jogador que tem no castelhano o idioma principal. José Ángel recebeu críticas positivas nos dois jogos da Taça de Portugal que efetuou, frente ao Angrense e ao Feirense, respetivamente, pelo que a Taça da Liga perspetiva-se como outra competição onde o espanhol pode somar minutos.
