Renovou antes de sair para o caso não seguir para tribunal. Todos os pormenores da saída.
Corpo do artigo
Leonardo Buta tornou-se jogador da Udinese. O jovem lateral, de 19 anos, vinculou-se ao emblema da Serie A por cinco épocas (até 2027), apurou O JOGO, tendo já realizado, com sucesso, os exames médicos inerentes à transferência a partir de Braga.
Com a venda de Buta, um dos jovens lançados pelo treinador Carlos Carvalhal, agora no Al-Wahda, os arsenalistas arrecadam dois milhões de euros com o negócio.
No início da época finda, o Braga tentou renovar o contrato com o jogador, propondo-lhe uma ligação de cinco temporadas, mas o esquerdino recusou e, juntamente com os seus representantes, apontou a saída para o estrangeiro como cenário provável.
A SAD minhota tinha uma opção unilateral de renovação do contrato por mais duas épocas e, há cerca de dois meses, exerceu-a, algo que não foi reconhecido pelo jogador e seus representantes.
Atendendo a que o Braga tinha a intenção de ir até às últimas consequências para defender os seus interesses, e para impedir que o caso se arrastasse judicialmente, a Udinese aceitou pagar dois milhões de euros pelo negócio, tornando a saída de Buta "limpa".
No entanto, para que este valor fosse contabilisticamente válido para o clube italiano, o negócio teve de ser encarado como uma transferência, daí que Buta tenha renovado o contrato com o Braga por mais uma época, assinando depois com os italianos.
Em 2021/22, o lateral, internacional pelas seleções jovens de Portugal, realizou cinco jogos pela equipa principal Braga, um deles na condição de titular, na última edição da Liga Bwin, além de 27 jogos pelos sub-23 e 15 pela formação dos bês.
Ao serviço da Udinese, Buta será colega do avançado compatriota Beto, contratado na época transata. O anúncio oficial da contratação do lateral esquerdo deverá ocorrer, por parte dos emblemas italiano e minhoto, nas próximas horas.
Notícia atualizada às 14h33
14913428