Lenore Sports Partners: conheça a detentora de 5,24% do capital da SAD do Benfica

Em comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Benfica SAD confirma ter recebido, na segunda-feira, dois comunicados de participação qualificada de Jean-Marc Chapus e Elliot Holton Hayes
As 753.615 ações da SAD do Benfica penhoradas ao antigo presidente encarnado Luís Filipe Vieira foram compradas pelo fundo Lenore Sports Partners, agora detentor de 5,24% do capital.
Em comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Benfica SAD confirma ter recebido, na segunda-feira, dois comunicados de participação qualificada de Jean-Marc Chapus e Elliot Holton Hayes, referente a direitos de voto inerentes a ações representativas de 5,24% do capital social.
As 753 mil ações detidas por Vieira correspondiam a 3,28% da sociedade desportiva encarnada e tinham sido penhoradas ao antigo dirigente por uma ação movida pelo Novo Banco, que reclamava o pagamento de 7,5 milhões de euros de um financiamento feito à Promovalor.
Mas, afinal, quem é a Lenore Sports Partners?
A Lenore Sports Partners é um grupo de investimento norte-americano, que integra quatro investidores com ligações a diferentes setores, desde o imobiliário ao desporto, passando pelos mercados financeiros.
Um dos principais rostos do grupo é Jean-Marc Chapus, cofundador da Crescent Capital, empresa de private equity sediada em Los Angeles. Chapus já possui investimentos no setor desportivo, sendo acionista dos Milwaukee Brewers (MLB, liga norte-americana de basebol) e do Norwich City, clube inglês atualmente no Championship.
O interesse de Chapus no Benfica foi noticiado pela primeira vez em junho de 2024 pela plataforma Sportico, especializada em finanças desportivas. Na altura, o empresário surgia associado a Mark Attanasio, também cofundador da Crescent Capital e membro da direção do Norwich.
Outro dos membros da Lenore Sports Partners é Elliot Hayes, que integrou a direção do OGC Nice entre 2016 e 2019, após participar num consórcio sino-americano que adquiriu 80% do clube francês. Em 2019, essa participação foi vendida à multinacional britânica INEOS, detida por Jim Ratcliffe, atualmente acionista do Manchester United.
Hayes é licenciado em Finanças pelo Boston College e tem um MBA pela Harvard Business School. Fora do futebol, tem desenvolvido a sua carreira no setor financeiro.
Omar Imtiaz, empresário dos Emirados Árabes Unidos ligado ao setor imobiliário, é o terceiro nome no grupo. Fundador e presidente da Imtiaz Holdings, é também membro da direção do Fórum Mundial do Turismo desde 2023. Tal como Hayes, foi acionista e membro da direção do Nice entre 2016 e 2019. Antes disso, trabalhou como diretor na Abu Dhabi Capital Partners.
O quarto elemento da Lenore Sports Partners é Alex Pomeroy, sócio da Quail Hill Holdings, uma empresa imobiliária com sede em Dallas. Ao contrário dos restantes membros, Pomeroy não tem historial de participação em clubes de futebol.
