Lenore Sports Partners: conheça a detentora de 5,24% do capital da SAD do Benfica
Em comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Benfica SAD confirma ter recebido, na segunda-feira, dois comunicados de participação qualificada de Jean-Marc Chapus e Elliot Holton Hayes
Corpo do artigo
As 753.615 ações da SAD do Benfica penhoradas ao antigo presidente encarnado Luís Filipe Vieira foram compradas pelo fundo Lenore Sports Partners, agora detentor de 5,24% do capital.
Em comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Benfica SAD confirma ter recebido, na segunda-feira, dois comunicados de participação qualificada de Jean-Marc Chapus e Elliot Holton Hayes, referente a direitos de voto inerentes a ações representativas de 5,24% do capital social.
As 753 mil ações detidas por Vieira correspondiam a 3,28% da sociedade desportiva encarnada e tinham sido penhoradas ao antigo dirigente por uma ação movida pelo Novo Banco, que reclamava o pagamento de 7,5 milhões de euros de um financiamento feito à Promovalor.
Mas, afinal, quem é a Lenore Sports Partners?
A Lenore Sports Partners é um grupo de investimento norte-americano, que integra quatro investidores com ligações a diferentes setores, desde o imobiliário ao desporto, passando pelos mercados financeiros.
Um dos principais rostos do grupo é Jean-Marc Chapus, cofundador da Crescent Capital, empresa de private equity sediada em Los Angeles. Chapus já possui investimentos no setor desportivo, sendo acionista dos Milwaukee Brewers (MLB, liga norte-americana de basebol) e do Norwich City, clube inglês atualmente no Championship.
O interesse de Chapus no Benfica foi noticiado pela primeira vez em junho de 2024 pela plataforma Sportico, especializada em finanças desportivas. Na altura, o empresário surgia associado a Mark Attanasio, também cofundador da Crescent Capital e membro da direção do Norwich.
Outro dos membros da Lenore Sports Partners é Elliot Hayes, que integrou a direção do OGC Nice entre 2016 e 2019, após participar num consórcio sino-americano que adquiriu 80% do clube francês. Em 2019, essa participação foi vendida à multinacional britânica INEOS, detida por Jim Ratcliffe, atualmente acionista do Manchester United.
Hayes é licenciado em Finanças pelo Boston College e tem um MBA pela Harvard Business School. Fora do futebol, tem desenvolvido a sua carreira no setor financeiro.
Omar Imtiaz, empresário dos Emirados Árabes Unidos ligado ao setor imobiliário, é o terceiro nome no grupo. Fundador e presidente da Imtiaz Holdings, é também membro da direção do Fórum Mundial do Turismo desde 2023. Tal como Hayes, foi acionista e membro da direção do Nice entre 2016 e 2019. Antes disso, trabalhou como diretor na Abu Dhabi Capital Partners.
O quarto elemento da Lenore Sports Partners é Alex Pomeroy, sócio da Quail Hill Holdings, uma empresa imobiliária com sede em Dallas. Ao contrário dos restantes membros, Pomeroy não tem historial de participação em clubes de futebol.