Lenda da seleção francesa "detona" Mourinho: "Quando tenta fazer-nos acreditar que Vinícius é o responsável..."

Mourinho e Vinícius Júnior
Lusa
Lilian Thuram abordou as declarações de José Mourinho após o Benfica-Real Madrid
Leia também José Mourinho: "Passa em muitos estádios e sempre com o mesmo, há alguma coisa que não está bem"
O Benfica-Real Madrid (0-1), da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ainda promete fazer correr muita tinta, depois de ter estado interrompido durante praticamente 10 minutos com o protocolo antirracismo, após alegado insulto de Gianluca Prestianni para com Vinícius Júnior.
Lilian Thuram, lenda da seleção francesa, criticou duramente as palavras de José Mourinho depois da partida. "A natureza das suas declarações diz muito sobre o facto de não avançarmos. Mourinho é um grande treinador, com uma carreira excecional, trabalhou com muitos jogadores negros na sua vida e isso não o impede, em primeiro lugar, de duvidar da veracidade do ato racista e, em segundo lugar, de questionar a responsabilidade da vítima [Vinícius] pela forma como comemorou o golo. Mas como é que ele pode dizer isso? Quem é você, Sr. Mourinho, para decidir o que Vinícius tem ou não o direito de fazer? Há um sentimento de superioridade e narcisismo branco neste julgamento", começou por dizer ao L'Équipe.
"O ato racista de que Vinícius foi vítima não está relacionado com o seu comportamento, mas com a sua cor de pele. Acha que as crianças que são vítimas de atos racistas na escola ou no futebol o são por causa do seu comportamento? Não. Então, o que seria necessário? Que Vinícius e as crianças chegassem ao futebol com uma cor de pele diferente? Mourinho sugere que talvez a culpa seja de Vinícius. Que ele, basicamente, provocou a situação. Isso é extremamente violento. Esse sentimento de superioridade que algumas pessoas brancas têm impede-as de se colocarem no lugar das vítimas. Precisam de mais humildade. E como podemos não levar em consideração o que os jogadores dizem? Então, o Vinícius é maluco, inventou um insulto e correu para o árbitro? Mbappé também ouviu e Mbappé também é louco? Os negros são loucos, é isso? São paranóicos e inventam histórias...", continuou, antes de concluir:
"Quando Mourinho quer fazer-nos acreditar que Vinícius é o responsável pelo racismo que sofre, é patético. Com esta análise, ele torna-se uma pessoa pequena, um homenzinho. Enquanto houver comportamentos como este, não estaremos todos unidos na luta. E essa também é a história do racismo. Mourinho não analisa o ato racista como um homem, mas como um homem branco. Não temos de pensar em função da cor da pele."

