Leixões revela que adeptos insultaram e cuspiram Sapara e condena "atitudes racistas e xenófobas"

.
José Carmo / Global Imagens
No final do Leixões-Chaves, o avançado Sapara por insultado e cuspido por alguns adeptos da equipa matosinhense. O clube condenou as atitudes "que têm de ser banidas do desporto e da sociedade" e diz que vai "agir em conformidade".
Corpo do artigo
O Leixões informou esta terça-feira, através de comunicado, que o avançado Adewale Sapara foi alvo de insultos por parte de alguns adeptos "que se dizem leixonenses", no final da partida de segunda-feira à noite, na receção ao Chaves, que terminou empatada 1-1.
O clube diz que o grupo de adeptos insultou e cuspiu o nigeriano, de 26 anos, e que está já a "analisar analisar as imagens gravadas no sistema de vigilância" para "agir em conformidade para acabar com atitudes racistas e xenófobas como as que se assistiram ontem".
O clube de Matosinhos comunica que, uma vez identificados os autores do "lamentável incidente", vai agir "criminalmente e proibir a entrada no Estádio do Mar" aos indivíduos em questão.
"Não permitiremos que coloquem em causa o bem-estar e integridade física dos nossos profissionais", acrescenta.
Sapara marcou o golo da equipa da casa na receção aos flavienses.
Leia o comunicado na íntegra:
"A Leixões SC - Futebol, SAD vem por este meio repudiar e lamentar o comportamento de alguns adeptos no final do jogo de ontem, com o GD Chaves, em que o nosso jogador Adewale Sapara foi vítima de atitudes que têm de, uma vez por todas, ser banidas do desporto e da sociedade.
Ontem, já no exterior do Estádio do Mar, Sapara foi insultado e cuspido por alguns adeptos que se dizem leixonenses. Juntamente com as autoridades, estamos a analisar as imagens gravadas no sistema de vigilância e vamos agir em conformidade para acabar com atitudes racistas e xenófobas como as que se assistiram ontem.
Não permitiremos, jamais, que tais atitudes voltem a acontecer no Leixões. Por isso, vamos identificar o(s) autor(es) deste lamentável incidente, agir criminalmente e proibir a entrada no Estádio do Mar. Não permitiremos, de forma alguma, este tipo de comportamentos.
Aceitamos, como sempre, as críticas dos sócios e adeptos. Contudo, não permitiremos que coloquem em causa o bem-estar e integridade física dos nossos profissionais. Seja ele qual for.
O Leixões SC é conhecido pelo fervor e entusiasmo dos seus adeptos e não pode ver o seu bom nome colocado por alguns, felizmente muito poucos, que não se sabem comportar. O que se passou ontem não é o Leixões."
