Leixões subiu pela primeira vez acima da zona de despromoção desde o início da II Liga.
Corpo do artigo
O Leixões subiu pela primeira vez acima da zona de despromoção desde o início da II Liga portuguesa de futebol, após derrotar em casa do Vitória de Guimarães B, por 2-1, em jogo da 25.ª jornada.
O golo da vitória da equipa de Matosinhos aconteceu aos 89 minutos e foi marcado por Tino, que consumou a reviravolta do leixões, depois de Haashim Domingo ter inaugurado o marcador para os vimaranenses muito cedo e Bruno China ter empatado na segunda parte.
Há três jogos consecutivos a somar triunfos, a equipa da casa viu-se a perder logo ao sexto minuto depois de o guarda-redes Assis, acorrendo a cruzamento da esquerda de Boyd, ter deixado fugir a bola para o posterior remate de Domingo abrir o marcador.
Até então melhor no jogo, a formação visitante passou a estar sob pressão de um Leixões que, pese embora as muitas recuperações de bola no meio-campo ofensivo, não conseguiu evitar ir para o intervalo a perder.
Bruno Lamas (33 e 42) e Fati (38) dispuseram de boas ocasiões para marcar, mas os remates não levaram a direção da baliza.
A segunda parte foi uma cópia da primeira, com o Leixões sempre à procura do empate, mas com a pontaria a continuar desafinada, como sucedeu ao minuto 55, em que Ludovic, na pequena área, desviou para as nuvens.
E com o Vitória a não aproveitar a tarde de desacerto de Assis fora dos postes, a equipa de Matosinhos chegou ao empate num cabeceamento de Bruno China (76), após cruzamento da esquerda de Fati.
A reviravolta deu-se no minuto 89, numa iniciativa de Tino culminada com um remate rasteiro que passou fora do alcance do guardião vimaranense.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Vitória Guimarães B, 2-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Haashim Domingo, 06 minutos.
1-1, Bruno China, 76.
2-1. Tino, 89.
Equipas:
- Leixões: Assis, Jorge Silva, Silvério, Wellington (Shiao Wei, 73), João Lucas, Salvador (Tino, 62), Bruno Lamas, Chiquinho, Ludovic (Bruno China, 62), Fati e Porcellis.
(Suplentes: Nuno Pereira, Abalo, Bruno China, Rui Cardoso, Miguel Ângelo, Shiao Wei e Tino).
Treinador: Daniel Kenedy.
- Vitória de Guimarães B: Miguel Oliveira, Falaye Sacko, Denis, Marcos Valente, Vigário, Mbemba, Hélder (Xande Silva, 68), Kiko, Boyd (João Correia, 88), Haashim Domingo e Bruno Mendes (Haman, 82).
(Suplentes: André, Haman, Xande Silva, Castro, João Correia, Alex Pinto e Marouane).
Treinador: Vítor Campelos.
Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Salvador (21), Wellington (35), Hélder (51), Silvério (76), Tino (90), João Lucas (90+1) e Marcos Valente (90+4).