Golo de Fabinho no último suspiro dá empate ao Leixões na receção ao Mafra
Corpo do artigo
Um cabeceamento de Fabinho, já aos 90+6 minutos, permitiu hoje ao Leixões empatar com o Mafra (1-1), na 26.ª jornada, aumentando para sete o número de jogos consecutivos dos matosinhenses a pontuar na II Liga.
No seu melhor momento da temporada, a armada do mar teve mais momentos de supremacia – antes e depois do golo -, mas a inspiração individual de Lucas Gabriel, num grande remate, aos 14 minutos, colocou o Mafra na frente até aos últimos segundos, quando Fabinho, de cabeça, restabeleceu a igualdade.
No arranque da partida, os nortenhos até demonstraram iniciativa para comandar a posse e pressionar o Mafra em zonas adiantadas do terreno, mas seria o conjunto lisboeta a inaugurar o marcador à primeira oportunidade.
Quando o relógio marcava 14 minutos de jogo, Pedro Bravo recuperou a bola a meio-campo e fez um passe entre linhas, que dois defensores leixonenses falharam em intercetar, para que Lucas Gabriel recebesse a bola com espaço para um remate potente e preciso, sem hipóteses para Igor Stefanovic.
Os anfitriões, embalados pelo público presente no Estádio do Mar, procuravam anular a desvantagem e Adriano Amorim esteve perto de o fazer, aos 27, depois de uma perda de bola em zona proibitiva por parte dos visitantes, que permitiu ao extremo do emblema matosinhense disparar à trave da baliza.
Logo no minuto inicial da segunda metade, o Leixões voltou a levar a bola ao ferro da baliza defendida por Oláfsson, desta feita por Ricardo Valente, que emendou um primeiro remate desferido por Paulinho para quase igualar.
Mesmo a fechar, no sexto minuto da compensação, Fabinho conseguiu o tão ambicionado golo, ao responder de cabeça ao cruzamento bem medido de Danrlei Santos pela direita, com o remate a entrar colocado ao canto superior da baliza, para grande euforia dos adeptos leixonenses.
Com este resultado, que encerra a ronda 26 da II Liga, o Mafra ocupa o 10.º lugar, com 37 pontos, enquanto o Leixões é 14.º, com 28, e conquista um valioso ponto na difícil luta pela manutenção.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões – Mafra, 1-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Lucas Gabriel, 14 minutos.
1-1, Fabinho, 90+6.
Equipas:
- Leixões: Igor Stefanovic, Paulinho (João Oliveira, 90), Léo Bolgado, Danrlei Santos, Simãozinho, Paulo Alves, Bruno Ventura (Avto, 57), Fabinho, Vitó (Paulité, 57), Ricardo Valente e Adriano Amorim (Djenairo Daniels, 84).
(Suplentes: Ricardo Moura, João Oliveira, Isaque Gavioli, André Simões, Rafa Freitas, Agostinho, Djenairo Daniels, Avto e Paulité).
Treinador: Carlos Fangueiro.
- Mafra: Elías Ólafsson, Pontus Texel, Ousmane Diao, João Goulart, André Lopes (Djé Beni, 74), Andreas Hansen, Miguel Sousa (Pité, 73), Pedro Bravo (Mário Balbúrdia, 84), Lucas Gabriel (João Queirós, 84), Fábio Sturgeon (Chris Kouakou, 72) e Diogo Almeida.
(Suplentes: André Paulo, Fabinho, João Queirós, Djé Béni, Pité, Mário Balbúrdia, Chris Kouakou, Mésaque Djú e Miguel Falé).
Treinador: Jorge Silas.
Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Paulo Alves (34), João Goulart (45), Ricardo Valente (59), Avto (78) e Igor Stefanovic (82).
Assistência: cerca de 1.000 espectadores.