O Leixões venceu o Atlético por 3-0, pondo fim a um jejum de vitórias caseiras que durava há mais de mês e meio.
Corpo do artigo
No Estádio do Mar, Mendes abriu o ativo (35 minutos), de grande penalidade, num lance que deixou o Atlético reduzido a 10, e, já na segunda parte, Enoh (57) e Leonço (64) selaram o resultado final.
Numa partida em que a equipa da casa foi sempre mais forte, o emblema de Matosinhos deixou o primeiro aviso aos 2 minutos, quando Leonço chegou atrasado a um cruzamento venenoso de Mendes.
O extremo estaria envolvido nos principais lances de perigo do Leixões na primeira parte: aos 32, fez o cruzamento que quase levou Gregory a introduzir a bola na própria baliza e, aos 34, desferiu o remate que deu origem à grande penalidade, com Jorge Sousa a considerar que Gregory cortou com o braço, dando-lhe, por isso, ordem de expulsão. Na conversão, Mendes abriu a contagem.
No segundo tempo, começou melhor a formação do Atlético, mas a boa vontade dos homens de Lázaro Oliveira rapidamente se esgotou e seria o Leixões a voltar a marcar.
Aos 57, na sequência de um canto, Leonço deixou a bola para Enoh, que encostou para o fundo da baliza.
Dois minutos depois, Mendes esteve perto de voltar a marcar, mas seria Leonço a consegui-lo, aos 64, quando o central Roberto lhe permitiu o desarme em zona proibida: só com Igors pela frente, o brasileiro não vacilou e fez o 3-0.
Com este triunfo, o primeiro no seu reduto no último mês e meio, o Leixões soma 42 pontos, ao passo que o Atlético soma o quinto jogo consecutivo sem vencer e continua afundado na zona de despromoção.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, Mendes (35 m gp); 2-0, Enoh (57m); 3-0, Leonço (64m).
Equipas:
LEIXÕES: Ricardo Moura, Gonçalo Graça, Pedro Pinto, Zé Pedro, João Pedro, Roberto Sousa, Orlando, Cadinha (Bruno Lamas, 63), Mendes (Hugo Monteiro, 76), Leonço e Enoh (Alemão, 67).
(Suplentes: Nuno Pereira, Bruno Lamas, Caio, Alabi, Rui Cardoso, Hugo Monteiro e Alemão.)
Treinador: Horácio Gonçalves.
ATLÉTICO: Igors, Pedro Almeida, Gregory, Roberto, Tiago Duque, Jorge Gonçalves (Manuel Liz, 46), Ibrahim, Silas (Jota, 84), Kiki, Palacios (Dady, 69) e Bata.
(Suplentes: Bernardo, Manuel Liz, Thomas, Lopez, Dady, Yiu Au e Jota.)
Treinador: Lázaro Oliveira.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Cadinha (45+1) e Tiago Duque (90+3). Cartão vermelho direto para Gregory (35).
Assistência: Cerca de 700 espetadores.