Leixões recebeu o Feirense e ficou com os três pontos no jogo que abriu a derradeira jornada da II Liga
Corpo do artigo
O Leixões recebeu e venceu esta quarta-feira o Feirense por 2-0, no jogo inaugural da 34.ª e derradeira jornada da II Liga portuguesa de futebol, que serviu apenas para cumprir calendário.
As duas equipas já tinham resolvido a sua situação classificativa e, neste capítulo, saíram desta ronda tal como entraram, os leixonenses no 13.º lugar, mas com 41 pontos, e a equipa de Santa Maria da Feira, no oitavo posto, com 49.
O atacante brasileiro Werton abriu o marcador aos 9 minutos, o lateral-esquerdo Simão fez o resultado final aos 47 e o Feirense ganhou na estatística, pois fez mais remates (15 contra 11) e teve mais bola (51% contra 49%) e mais cantos (cinco contra quatro), o que não lhe serviu de nada.
O encontro decorreu sempre num ritmo baixo, o primeiro sinal de perigo verificou-se aos sete minutos junto à baliza visitante e o 1-0 chegou dois minutos depois, na sequência de uma bola perdida por Cristian Tassano que deixou caminho livre para Werton atacar a baliza de Pedro Mateus com um remate colocado.
Depois do 1-0, o Leixões dispôs de duas situações de perigo, aos nove e aos 15 minutos, que lhe podiam ter valido novo golo, em especial a segunda, em que Paulité ficou na cara do guarda-redes Pedro Mateus, rematou e este desviou a bola para canto.
Ricardo Valente teve outra boa ocasião de golo aos 25 minutos e o Feirense foi uma equipa apagada até ao intervalo, pouco tendo feito para conseguir outro resultado.
O Leixões entrou com o pé direito na segunda metade, pois aumentou a sua vantagem para 2-0 aos 47 minutos, num lance em que Simão ganhou um duelo direto com um opositor e, já com a baliza do Feirense bem à vista, atirou cruzado da esquerda e bateu Pedro Mateus.
A partir daí, os visitantes reagiram, aproximaram-se da baliza do Leixões, e criaram algum perigo, mas não passaram daí.
As coias podiam ter-se complicado para os locais quando Thiago Balieiro derrubou um adversário que seguia isolado rumo à baliza de Dani Figueira, aos 79 minutos, e por isso viu o cartão vermelho.
O Feirense, porém, não soube aproveitar a superioridade numérica, também porque o Leixões fechou-se bem e segurou os três pontos, e ainda aproveitou para substituir Dani Figueira pelo guardião João Cardoso, que, aos 21 anos, fez a sua estreia absoluta no campeonato.
Veja o resumo do jogo: