Um golo na própria baliza de Luiz Carlos permite à equipa de Matosinhos continuar no caminho da subida de divisão.
Corpo do artigo
O Leixões venceu em casa o Santa Clara, por 1-0, graças a um autogolo do central Luiz Carlos. O defesa da equipa açoriana acabou por ser o grande protagonista, embora pela negativa, deste embate, contribuindo para manter o Leixões na rota da subida de divisão.
Num jogo entre equipas separadas por apenas três pontos (40 para o Leixões e 37 para o Santa Clara), os anfitriões estiveram um pouco melhor na primeira parte e foram felizes no golo que lhes deu vantagem. Sem o seu defesa esquerdo habitual, Sequeira, que está castigado, o Leixões teve de recompor a sua linha defensiva. Steven surgiu no lado esquerdo e Zé Augusto, que tem sido muito pouco utilizado, foi para a direita. E foi Zé Augusto que lançou os alicerces do golo leixonense. O lateral cruzou para a grande área do Santa Clara, Tiago Borges cabeceou e tudo indicava que a bola iria para fora, mas Luiz Carlos, na tentativa de a cortar, desviou-a para a sua baliza.
O golo foi um imerecido prémio para o Leixões, que nada tinha feito até aí para o justificar. A verdade, também, é que Santa Clara, que não ganha desde a 15ª jornada (3-1 na vista ao Trofense, há mais de dois meses), apresentou-se algo retraído no primeiro tempo, arriscou muito pouco e preferiu manter-se na expectativa.
A segunda parte mostrou um Santa Clara diferente, mais dinâmico, mais veloz e mais ambicioso. Aos 63 minutos e na sequência de um canto, Godinho cabeceou forte e Rui Sacramento evitou o golo e o empate com uma boa intervenção. O aviso pareceu sério e o Leixões deu sinais de alguma insegurança, mas gradualmente recuperou e podia mesmo ter feito novo golo aos 75 minutos. Calé cruzou bem e Kizito, trapalhão, falhou o desvio fatal a escassos metros de Hélder Godinho.
Aos 95 minutos, Zé Augusto, que esteve na génese do golo leixonense, cometeu penálti, por mão na bola, mas Luiz Carlos desaproveitou a oportunidade, rematando para fora, para grande desespero da sua equipa e alívio de jogadores, treinadores e simpatizantes do Leixões.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos
Leixões - Santa Clara, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Luiz Carlos, 15 minutos (própria baliza).
Equipas:
- Leixões: Rui Sacramento, Zé Augusto, Nuno Silva, Zé Pedro, Steven, Fábio Santos, Hernâni (Kizito, 69), Malafaia (Moedas, 71), Calé (Gonçalo Graça, 90+1), Luís Silva e Tiago Borges.
(Suplentes: Matos, Cadinha, Nelson, Gonçalo Graça, Kizito, Moedas e Mailo).
Treinador: Pedro Correia.
- Santa Clara: Hélder Godinho, André Simões Luiz Carlos, Accioly, Serginho, Godinho, Alex, Tony (Platini, 46), Pedro Cervantes (Minhoca, 71), Pacheco e Reguila (Porcellis, 57).
(Suplentes: Brice Niclos, Paulo Monteiro, Marco Lança, Minhoca, Porcellis e Platini).
Treinador: Luís Miguel.
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Luiz Carlos (64), Pacheco (6) e Zé Augusto (90+5).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.