Declarações do treinador Fábio Pereira após o jogo União de Leiria-Alverca (4-2 nos penáltis, após o 2-2 no final do tempo regulamentar e prolongamento) da terceira eliminatória da Taça de Portugal, disputado
Corpo do artigo
Leia também Filho de Rui Borges marca golaço e ajuda a eliminar o Estrela da Amadora
A vitória: "Fizemos um excelente jogo do ponto de vista estratégico. Fomos muito maduros. Os jogadores interpretaram bem o que se definiu, principalmente o nosso processo ofensivo. No impulsionamento do Juan, na meia esquerda na linha defensiva do Alverca, com o pivô ofensivo Bernardo, acabámos por criar o espaço que entendíamos que íamos encontrar com esse posicionamento. O primeiro golo é fruto desse envolvimento, com ele [Juan Muñoz] a receber na zona que esperávamos encontrar e com uma finalização fabulosa. Esperamos o momento certo para tentar matar o jogo e de facto aconteceu, às vezes com alguma sorte, mas a sorte dá muito trabalho e eu tive sorte com a entrada do Dieu e do Jair. Lancei-os no momento certo e numa sobra para o Dieu, que refrescou o corredor central, acabou por conseguir fazer o 2-0. No momento em que tínhamos o jogo completamente controlado, aliás podíamos ter aproveitado uma ou outra saída para fazer o 3-0 e acabar definitivamente com a eliminatória, às vezes caem umas coisas do céu e caiu um penálti para o Alverca. Num livre contra nós, e aí num mau posicionamento, se calhar num momento de desconcentração, com a nossa linha defensiva demasiado alta para aquilo que trabalhámos, o Alverca, de forma feliz, acabou por conseguir empatar a eliminatória e obrigou-nos a ir para um prolongamento injusto, por aquilo que se passou nos 90 minutos."
Personalidade: "Fomos uma equipa com personalidade, com caráter e com humildade, mesmo quando ficámos de forma injusta com 10 jogadores, numa falta a favor do Maga. Ainda assim, não nos deixámos ir abaixo e tivemos as melhores oportunidades."
Relvado: "Um "handicap" grande é o nosso relvado, que é também um adversário da nossa forma de jogar. Está aparentemente verde, mas tem muita areia. É um relvado muito pesado e notou-se nos últimos jogos um nível de fadiga muito alto nos jogadores, devido ao mau estado do relvado."
Próximo adversário - 1.º Dezembro ou Benfica e Castelo Branco: "Sabemos que facilidades não vamos ter nenhumas. Vamos ter de ser uma equipa ao melhor nível para atingir o objetivo, que será passar também a próxima eliminatória da Taça de Portugal. A nossa preocupação é recuperar bem os jogadores desse desgaste. Sabemos que temos agora uma série de jogos muito difíceis e em microciclos, mas também sabemos que os jogadores estão motivados e acreditam muito naquilo que se trabalha todos os dias."
Subir de divisão ou vencer a Taça de Portugal: "Escolhia, obviamente, subir de divisão. É mais exequível do que ganhar a Taça de Portugal. Não obstante, em todas as eliminatórias, a União de Leiria vai apresentar-se para ganhar o jogo."