Equipa insular pode ver Santa Clara e Aves SAD mais longe na luta pela subida
Corpo do artigo
O Nacional empatou este sábado frente à União de Leiria, 1-1, no Estádio Municipal de Leiria, em jogo da 27.ª jornada da II Liga, e continua na luta pela subida.
Na estreia de Filipe Cândido, a União de Leiria chegou a estar a vencer por 1-0, após a marcação de uma grande penalidade, mas perto do final da segunda parte acabou por ceder o empate.
O treinador da União de Leiria, que assumiu a liderança da equipa no início desta semana, apresentou um onze com algumas mexidas. O avançado Jair regressou à titularidade 12 jogos depois. Também Leandro Silva e Tiago Ferreira foram opção de Filipe Cândido, que também escolheu Fábio Ferreira para substituir o castigado Pawel Kieszek.
Com um início equilibrado, foram poucas as oportunidades reais de golo na primeira parte. Aos 23 minutos, Jordan van der Gaag desequilibrou e arrancou uma grande penalidade, que viria a ser anulada após a visualização do videoárbitro, que assinalou um fora de jogo ao jogador da União de Leiria.
Aos 32 minutos, foi Witi que quase conseguiu inaugurar o marcador, não fosse a intervenção rápida de Fábio Ferreira, que cortou o lance de perigo.
Já em tempo de descontos, num lance de ressalto, João Aurélio colocou o braço na bola e a grande penalidade foi convertida por Ouattara.
Apesar do aparecimento da chuva, no segundo tempo, as duas equipas foram mais expeditas e o futebol praticado mais fluído, com um ascendente da União de Leiria.
Aos 49 minutos, um lance de Leandro Antunes, que culminou com um remate perigoso de D’avilla, só não resultou em golo porque Paulo Vítor estava no caminho.
O Nacional, que já não perde há seis jornadas, nunca desistiu e procurou sempre o golo, pois sabia da necessidade em conquistar pontos para manter acesa a possibilidade de subida à I Liga.
Após vários ataques, que a defensiva leiriense conseguiu aliviar, o empate acabou por chegar aos 83 minutos.
O lance nasceu nos pés de João Aurélio, que cruzou para Teodora, que colocou a bola na cabeça de Chuchu Ramírez, através de um pontapé de bicicleta. O avançado do Nacional saltou mais alto do que os centrais e fez o empate.
A União de Leiria ainda poderia ter chegado ao golo por Ouattara, mas André Sousa cortou in extremis.
O Nacional mantém-se no terceiro lugar da II Liga, com 52 pontos, mas pode ver os dois da frente, Santa Clara e Aves SAD, que somam 56, distanciar-se nesta jornada, enquanto os leirienses estão no 12.º lugar, com 32.
Jogo disputado no Estádio Municipal dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
União de Leiria, 1 - Nacional, 1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Ouattara, 45+4 minutos.
1-1, Chuchu Ramírez, 83 minutos.
Equipas:
- União de Leiria: Fábio, Zié Ouattara, Lystsov, Tiago Ferreira, Pedro Empis, Diogo Amado, Dje D’avilla, Leandro Silva (Lucho, 68), Jordan van der Gaag (Marcos Silva, 82), Leandro Antunes (Bryan Róchez, 60) e Jair (Paul Ayongo, 60).
(Suplentes: João Oliveira, Kaká, Lucho, Valdir Jr., Brenner Santos, Bryan Róchez, Marcos Silva e Paul Ayongo).
Treinador: Filipe Cândido.
- Nacional: Lucas França, João Aurélio, Paulo Vítor, Jordi Pola, José Gomes (André Martins Sousa, 66), Danilovic, André Sousa (Luís Esteves, 46), Witi (Macedo, 66), Carlos Daniel (Teodora, 80), Gustavo Silva e Chuchu Ramírez.
(Suplentes: Encarnação, Macedo, Luís Esteves, Jota, Sérgio Marakis, Francisco Gonçalves, André Martins Sousa, Diga e Teodora).
Treinador: Tiago Margarido.
Árbitro: Bruno Vieira (AF Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo a Danilovic (55), Ouattara (89), Marcos Silva (90+4)
Assistência: 5.097 espectadores.