"Lei foi feita para que clubes como o Benfica adeqúem grupos àquilo que são claques"
Primeiro-ministro falou sobre a legalização das claques e a violência no desporto.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro António Costa deu uma entrevista ao Canal 11 e falou sobre a violência no desporto, que considera ser "a negação do próprio desporto, daquilo que deve ser o espírito desportivo e algo que tem de ser erradicado".
Sobre a questão da legalização das claques no futebol, António Costa disse que é preciso haver uma "legislação igual para todos".
"A legislação foi feita, precisamente, para que clubes como o Benfica passassem a adequar os seus grupos de adeptos àquilo que são efetivamente claques. Falo à vontade sobre essa matéria, é conhecida a minha preferência clubística. Os clubes têm de ser todos iguais e tem de haver uma legislação que seja igual para todos. Havia lacunas, zonas cinzentas. O objetivo da legislação foi clarificar que essas regras têm de ser cumpridas por todos e acho que é saudável que todos o façam", explicou.
O primeiro-ministro lembrou que "as leis não mudam o comportamento, o que muda o comportamento é a cultura que tem que imperar" e, por essa razão, "todos têm que dar o exemplo", tanto o Estado, como os agentes desportivos".
11187857