Conselho de Disciplina abriu um processo de averiguação como uma formalidade. O JOGO sabe que não haverá qualquer castigo para o avançado do FC Porto
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina instaurou um processo disciplinar a Samu por factos ocorridos no jogo contra o V. Guimarães, numa situação que causou surpresa e até indignação.
Em causa está a mensagem que o avançado do FC Porto exibiu na camisola interior, no festejo do segundo golo dos dragões: "Descansa em paz Jorge Costa 2".
Foi uma das várias homenagens dos portistas ao malogrado dirigente e figura mítica do clube, falecido no dia 5 de agosto, contexto determinante nesta situação, pese a abertura do procedimento.
Ainda assim, O JOGO sabe que não será aplicada qualquer multa a Samu, ao abrigo do artigo 161.º do Regulamento Disciplinar: "Uso ilícito de slogans ou publicidade".
A regra implicaria, no máximo, uma multa ao avançado, mas vai imperar a lei do bom senso.
No mapa de castigos, o Conselho de Disciplina indicou apenas "clarificação do critério quanto ao âmbito da norma sancionatória", como justificação para a abertura do processo disciplinar.
É o procedimento a adotar sempre que um jogador exibe uma mensagem, seja na roupa interior ou através de outra camisola. Contudo, neste caso, trata-se apenas de uma mera formalidade, estando posta de parte a aplicação de qualquer castigo ao internacional espanhol, tendo em conta o caráter muito particular da mensagem e do contexto.