
Bas Dost foi um dos goleadores da noite europeia
Jorge Amaral/Global Imagens
Última vitória fora em jogos europeus por quatro bolas de diferença aconteceu em Tiblissi
O Sporting conseguiu esta quarta-feira a sua primeira vitória na Roménia e o mais expressivo triunfo em jogos fora de casa na Europa (5-1) desde que na temporada 2004/05 foi ao terreno do Dínamo Tbilissi golear por quatro bolas sem resposta.
Fora a última vez que os verdes e brancos conseguiram triunfar extramuros em jogos UEFA por quatro tentos de diferença até a turma de Jorge Jesus surgir ontem na Arena Nacional para cilindrar o Steaua de Bucareste e assegurar assim a passagem à fase de grupos da Champions.
Os verdes e brancos deram "chapa cinco" pelo segundo jogo seguido e lograram uma marca importante, ou não fossem detentores da maior goleada na história do futebol europeu: os 16-1 ao APOEL Nicósia, de Chipre, na campanha que conduziu à conquista da extinta Taça das Taças, estabelecendo um recorde ainda por suplantar.
Desde a referida noite na capital da Geórgia, o Sporting - já com Jesus ao comando - foi a Moscovo impor-se em casa do Lokomotiv por 4-2 durante a temporada 2015/16, para a Liga Europa.
Registe-se que quando foram golear a turma georgiana, os lisboetas chegaram à final da Taça UEFA, perdida em Alvalade para o CSKA de Moscovo por 3-1.
