Treinador revelou que, antes do jogo, mostrou imagens aos jogadores com depoimentos dos familiares. O JOGO conta-lhe que palavras serviram de inspiração.
Corpo do artigo
Augusto Inácio fez a revelação no final do triunfo com o V. Guimarães e O JOGO foi atrás dela. O treinador contou que, antes da partida, mostrou um vídeo motivacional aos jogadores, com palavras de apoio dos familiares e, coincidência ou não, o Aves fez história ao derrotar os vitorianos pela primeira vez. Tudo foi orquestrado por um adjunto de Inácio, que materializou em cerca de oito minutos a ideia de toda a equipa técnica.
Assim que chegaram ao balneário, os 18 atletas do Aves colocaram os olhos num ecrã, em vez de ouvirem a habitual preleção e ficaram com 16 palavras que iniciaram e terminaram o vídeo: "O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipa. Hoje, jogamos todos." Depois disso, esposas, namoradas, pais ou filhos iam falando à medida que eram passadas imagens do atleta em questão. Uns mais sérios, outros com a inocência da idade, como foi o caso do filho de Rodrigo Defendi, que disse que o pai é "melhor que o Pelé", todos os 18 ouviram incentivos. No final, as lágrimas inundaram os olhos de alguns, mas a emoção foi transversal a todos e teve, até, o efeito de quebrar enguiços. "Admiramos-te muito e sabemos que tudo o que fazes é para o nosso bem", disseram as filhas a Derley, avançado que não marcava desde 20 de janeiro. Baldé, a outra figura da noite, foi descrito pela esposa como uma pessoa "muito verdadeira". O resultado foi o tal triunfo histórico e a permanência logo ali ao lado.