Besiktas e… Roma também na corrida pelo jogador turco que, somando os bónus, custou quase 30 milhões às águias. Médio está disponível para mudar de ares, devido ao desentendimento com Bruno Lage, mas apenas para emblemas com dimensão semelhante à dos encarnados, que irão avaliar ofertas.
Corpo do artigo
O futuro de Kokçu de águia ao peito será uma das decisões que Rui Costa terá de tomar nas próximas semanas. A cobiça em torno do médio turco existe, há também disponibilidade da parte do jogador para avaliar a saída do Benfica, mas o presidente dos encarnados também tem definido que o camisola 10 não irá deixar o clube por menos de 40 milhões de euros, verba mínima para negociar com os emblemas interessados.
Nas últimas horas, segundo o extenso eco em vários meios de comunicação da Turquia, o Besiktas juntou-se ao Galatasaray e o Fenerbahçe na lista de clubes interessados em receber o internacional turco, tendo sido noticiado ontem que os responsáveis do clube onde atuam os ex-benfiquistas Rafa, João Mário, Gedson e, agora, Jurásek, fizeram já o primeiro contacto para avaliar em que temos poderão contratar Kokçu.
Embora exista a expectativa de apresentação de propostas pelo jogador, O JOGO apurou que à Luz ainda nada chegou que contrarie a habitual tendência dos clubes turcos de assegurar empréstimos com opção de compra ou contratar futebolistas por valores mais baixos, embora com salários altos.
Entretanto, com origem na Turquia surgiu mais uma informação que foi de imediato amplificada por meios de comunicação italianos, dando conta de a Roma ter iniciado contactos com os encarnados na tentativa de assegurar a contratação de Kokçu. Segundo apurámos, este cenário existe, mas está ainda numa fase embrionária, sem ter entrado ainda no período de negociação de valores, embora se trate, neste caso, de um clube com capacidade para atingir a fasquia definida pela SAD.
Segundo foi possível apurar, Kokçu está disponível para deixar o Benfica, embora não para qualquer destino, dado que admite apenas ingressar num emblema de semelhante peso e ambições. A porta que abriu à saída resulta também da discussão que teve no Mundial de Clubes com Bruno Lage, quando dirigiu vários palavrões ao treinador depois de ter sido substituído ante o Auckland. Isto apesar de os encarnados terem feito questão de mostrar que tudo estava resolvido.
A SAD já estabeleceu em 40 milhões de euros a fasquia para início de conversas e esta verba tem a ver com vários pontos. Por um lado, e somando os bónus contratualizados com o Feyenoord no momento da compra em 2023/24, Kokçu obrigou a um investimento que ascende a 29,7 milhões de euros. Por outro, além de ter apenas 24 anos, apresentou um rendimento assinalável. Em duas épocas, apontou 19 golos e fez 22 assistências.