Equipa verde e branca já terá abordado o empresário do jogador com vista a uma mudança, no verão. Médio internacional georgiano tem 25 anos e joga preferencialmente na posição mais recuada na linha intermédia. Contratação poderá avançar antes do final da temporada devido à concorrência.
Corpo do artigo
O setor intermédio do Sporting deverá ser reforçado no mercado de transferências do verão, sendo que Giorgi Kochorashvili, do Levante, é um nome apreciado em Alvalade e que já motivou movimentações no sentido de garantir a contratação deste internacional georgiano.
O empresário do futebolista, Javier Piqué, garantiu, em declarações à “Gazzetta dello Sport” da Geórgia, que os leões têm o jogador referenciado, no entanto, realçou, também, que o Sporting deverá ter a concorrência de outros emblemas para garantir a contratação do atleta: “Confirmo o interesse do Sporting [em Kochorashvili]. Também estão em curso negociações com outros clubes”, confessou o empresário do jogador.
Hugo Viana, antigo diretor-desportivo do Sporting que deixou as funções no clube esta semana, para rumar já ao Manchester City, sinalizou Kochorashvili e deu os primeiros passos para que o jogador do emblema de Valência, atualmente na II Liga espanhola, possa tornar-se reforço do plantel na próxima temporada. As negociações não estão concluídas mas a SAD leonina pode avançar rapidamente com as mesmas para ganhar a corrida à concorrência.
O polivalente centrocampista, que não foge aos duelos físicos, mas também demonstra conforto com a bola nos pés, poderá não apenas representar uma nova alternativa aos jogadores que constituem o atual plantel mas, também, precaver uma eventual saída de Morten Hjulmand, uma vez que as exibições do capitão de equipa pelo Sporting têm despertado o interesse de vários emblemas da elite europeia.
Kochorashvili assume, aos 25 anos, um papel de destaque na seleção da Geórgia, pela qual soma 17 internacionalizações, e é um dos elementos considerados imprescindíveis pelo selecionador Willy Sagnol. O médio, não só foi titular em todos os encontros do Europeu de 2024, como cumpriu os 90 minutos dos quatro jogos disputados pelos georgianos na prova. Na fase de grupos da competição, Kochorashvili participou na vitória da Geórgia, frente a Portugal, por 2-0, tendo-lhe sido atribuída, pelo nosso jornal, a nota 6 nesse encontro. O camisola 6 do Levante soma, esta temporada, 1573 minutos distribuídos por 20 jogos, tendo apontado cinco golos, e assinado duas assistências neste período. O internacional georgiano está ligado ao clube espanhol por um contrato válido até 2027, e está avaliado em quatro milhões de euros pelo Transfermarkt.
Girona encontrou o talento
Giorgi Kochorashvili chegou a Espanha na época 2017/18, por via do Girona, que encontrou o médio na Geórgia, no FC Iberia 1999. O médio-defensivo esteve ligado contratualmente ao clube por duas épocas, mas, sem se estrear pelo emblema catalão ao nível sénior, acabou por rumar ao Levante, por 250 mil euros. O centrocampista foi utilizado maioritariamente na equipa secundária nos primeiros anos de ligação ao conjunto de Valência, no entanto, depois do empréstimo ao Castellón, onde disputou 40 partidas e fez quatro golos, conquistou um lugar na equipa principal.