Extremo chegou aos cinco golos na presente temporada, superando os quatro que marcou em 2022/23. Autor do golo que garantiu a vitória contra o Farense, extremo é o único jogador do plantel vitoriano que alinhou em todos os jogos na presente temporada, tendo um registo impressionante com Álvaro Pacheco.
Corpo do artigo
Se o problema é complicado, Jota Silva resolve. O extremo atravessa um grande momento e voltou a ser decisivo contra o Farense, no Algarve. Marcou o golo que permitiu o regresso da equipa aos triunfos no campeonato, cimentando a quinta posição na tabela, num jogo em que realizou mais uma grande exibição.
Além do golo que deu os três pontos, esteve na origem do segundo cartão amarelo que o árbitro Manuel Oliveira mostrou a Fabrício Isidoro, expulso aos 63 minutos.
Jota Silva voltou a dar um triunfo ao Vitória, depois de já ter marcado o golo solitário contra o Estrela da Amadora. Nas contas do extremo são já cinco os golos em todas as competições esta temporada, três no campeonato, um na Liga Conferência e um na Taça de Portugal. Este registo permite-lhe bater o recorde de quatro golos alcançado na época passada. É o segundo melhor marcador da equipa, em igualdade com João Mendes, apenas superados pelos seis remates certeiros do avançado André Silva.
Em termos de assistências, soma as mesmas quatro que conseguiu em toda a temporada de 2022/23, deixando em aberto a possibilidade de alcançar um número bastante elevado, tendo em conta que o campeonato ainda nem vai a meio.
A influência de Jota Silva é notória e os treinadores não prescindem dele. Primeiro com Moreno Teixeira, depois com Paulo Turra, agora com Álvaro Pacheco. Ao todo, são 17 jogos - 12 no campeonato, dois na Liga Conferência, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga -, o que faz dele o único jogador do plantel vitoriano que alinhou em todos os jogos. Em termos de minutos, soma 1388, apenas superado pelo defesa-central Jorge Fernandes, com 1403’.
Mesmo participando em todos os jogos esta época, é evidente o crescimento de Jota Silva desde que Álvaro Pacheco chegou ao castelo, há dois meses. Vejamos: nos primeiros 10 jogos, marcou dois golos e fez uma assistência, com o atual treinador, em sete encontros, marcou três golos e fez três assistências.
Jota Silva é, aliás, a imagem do treinador. Competitivo por natureza, não dá um lance como perdido, vive o jogo intensamente e entrega-se de alma e coração ao clube. Os adeptos apreciam a atitude e esse compromisso de um jogador que, mesmo sabendo que tem vários emblemas interessados, tem colocado sempre o Vitória em primeiro lugar.
Apesar de ter recuperado da lesão muscular que sofreu e que o impediu de defrontar o Länk Vilaverdense, jogo a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, Safira não foi convocado para a deslocação ao Algarve. O avançado brasileiro não entrou nas contas de Álvaro Pacheco devido a problemas pessoais, tendo o treinador e os responsáveis vitorianos sido sensíveis a essa situação. No entanto, segundo O JOGO apurou, o atacante já vai voltar a ser opção para o encontro de sábado, diante do Sporting.
Satisfeito com o rendimento que a equipa tem apresentado, tanto nos treinos como nos jogos, Álvaro Pacheco concedeu dois dias de folga ao plantel. Depois da longa viagem ao Algarve, a equipa vitoriana descansou ontem e hoje também, começando amanhã a preparar o jogo com o Sporting. Essa partida está marcada para sábado, às 18h00, no Estádio D. Afonso Henriques.