José Manuel Neves elogia Pedro Proença: "Quem não prepara o futuro que quer, terá de aceitar o futuro que vier"
José Manuel Neves, presidente da AF Porto, felicitou a Liga Portugal e Pedro Proença pelo Arena Liga Portugal
Corpo do artigo
O presidente da AF Porto, José Manuel Neves, participou, este domingo, na 27. ª Ação de Formação de Delegados da Liga Portugal, realizada na nova sede da organização, o Arena Liga Portugal, no Porto. Este foi o segundo evento deste tipo na presente temporada.
Durante a sua intervenção, José Manuel Neves felicitou a Liga Portugal e Pedro Proença pelo novo espaço: “Este novo edifício significa modernidade e futuro. Costumo dizer que quem não prepara o futuro que quer, terá de aceitar o futuro que vier. Pedro Proença teve esta visão, uma visão de futuro, uma visão que obriga o futebol de base a aproximar-se do topo da pirâmide”, sublinhou.
José Manuel Neves aproveitou a ocasião para apresentar alguns dados que demonstram a dimensão da AF Porto, a maior Associação Distrital do país. “Temos 18 concelhos, cerca de 1,8 milhões de habitantes. Organizamos 1200 jogos por semana. Temos 501 clubes filiados, nove equipas no futebol profissional, 221 entidades certificadas. A AF Porto representa 20% da Federação Portuguesa de Futebol. Temos 44 mil atletas filiados, 2 356 equipas. Organizamos 29 800 jogos por época, com 5 000 treinadores e cerca de 900 árbitros”, detalhou o dirigente.
O presidente da AF Porto enfatizou a importância da formação como um pilar essencial para o crescimento sustentado do futebol. “Temos 57 competições, 506 clubes, 117 em campeonatos nacionais. Se não tivermos a capacidade de formar dirigentes, árbitros e delegados, não conseguiremos preparar o futuro”, afirmou.
Dirigindo-se especificamente ao grupo de delegados presentes, José Manuel Neves apresentou o projeto da AF Porto para o desenvolvimento destes agentes desportivos. “Abrimos o primeiro concurso em 2022, com vinte vagas. Recentemente, abrimos outro concurso e, até hoje, temos 25 inscrições. Em dois anos, os nossos delegados organizaram mais de mil jogos. O objetivo será sempre o da formação. Queremos que estes delegados comecem no Porto e daqui sigam para a Liga Portugal e, depois, para a UEFA”, concluiu.