Presidente do Comité Olímpico de Portugal morreu este domingo
Corpo do artigo
A Liga decretou na noite deste domingo um minuto de silêncio nos encontros da segunda jornada dos campeonatos profissionais, e no que resta da primeira ronda, em memória de José Manuel Constantino.
O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) morreu este domingo, aos 74 anos, em Lisboa. Presidia ao COP desde 26 de março de 2013, quando sucedeu a Vicente Moura, no auge da sua experiência no dirigismo desportivo, após liderar o Instituto de Desporto de Portugal, antecessor do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e a Confederação de Desporto de Portugal.
Nascido em Santarém, em 21 de maio de 1950, Constantino foi o primeiro licenciado em Educação Física (1975) a presidir ao COP, depois de uma vasta experiência na docência, tanto no ensino universitário (1994-2002), como no ensino básico, no início da carreira (1973-1986).
Morreu este domingo, após três dias de internamento, num hospital em Lisboa, depois de ter acompanhado a melhor representação portuguesa em Jogos Olímpicos em Paris.
Tal como em Tóquio'2020, Portugal conquistou quatro medalhas, mas mais valiosas, com o ouro no madison, por Rui Oliveira e Iúri Leitão, prata também no omnium, ambas no ciclismo de pista, a prata de Pichardo no triplo salto e o bronze de Patrícia Sampaio no judo.