O treinador está a caminho de Inglaterra e levará a sua equipa técnica.
Corpo do artigo
Faltam apenas alguns pormenores para que seja confirmada oficialmente a saída de José Gomes do comando técnico do Rio Ave para os ingleses do Reading. Para compensar a saída do seu treinador, o clube vila-condense deverá embolsar cerca de um milhão de euros, sendo que 750 mil euros são pagos no imediato e os restantes 250 mil numa data posterior.
Depois de alguns anos na Arábia Saudita, José Gomes regressou esta temporada ao futebol português para assumir o projeto do Rio Ave, recebendo uma herança pesada de Miguel Cardoso, o seu antecessor, que levou a equipa ao quinto lugar, a melhor classificação de sempre do clube na I Liga, e a um apuramento para as competições europeias. Apesar do arranque pouco promissor, com a eliminação na Liga Europa frente aos polacos do Jagiellonia, o treinador de 48 anos conseguiu rapidamente pôr a equipa a jogar um futebol de qualidade e andou várias jornadas nos cinco primeiros, ainda que, nesta fase, o Rio Ave esteja há cinco jornadas sem vencer, além de já ter sido eliminado da Taça de Portugal e de não ter possibilidades de seguir em frente na Taça da Liga. Mas o técnico deixa a equipa no grupo dos sextos classificados e com uma marca de futebol ofensivo, além de que a sua saída permite ao clube vila-condense encaixar uma verba considerável, que poderá, por exemplo, ajudar a reforçar o plantel em janeiro.
Para tentar fugir aos últimos lugares do segundo escalão inglês, o Reading tentou primeiro chegar a um acordo com Luís Castro, treinador do Vitória de Guimarães, que recebeu uma proposta idêntica mas decidiu manter-se no clube minhoto, centrando depois atenções na contratação de José Gomes, que vai abraçar nova aventura no estrangeiro.
Com urgência para encontrar um novo treinador, que ainda não deverá orientar a equipa frente ao FC Porto, no próximo domingo, o Rio Ave estuda várias possibilidades, sendo certo que os nomes de Daniel Ramos e Julio Velázquez, técnicos que estiveram perto dos Arcos antes de José Gomes ser contratado, são duas das possibilidades.