Presidente da Mesa da Assembleia Geral do organismo é candidato à sucessão de Pedro Proença
Corpo do artigo
José Gomes Mendes é candidato à presidência da Liga Portugal. O anúncio surgiu esta quinta-feira, através de um comunicado no qual a “experiência adquirida” no organismo é apontada como fator de peso com vista à eleição do atual líder da Mesa da Assembleia Geral para o cargo que, até ao último mês, foi ocupado por Pedro Proença, agora presidente da FPF.
“Uma missão que encara com naturalidade pela experiência adquirida e determinação para os desafios que se aproximam”, pode ler-se na nota divulgada pela candidatura de José Gomes Mendes, de 63 anos. Com uma carreira marcada pela liderança e gestão, é professor catedrático na Universidade do Minho e no ISCTE Business School, presidente executivo da Fundação Mestre Casais e consultor de estratégia empresarial. Foi também vice-reitor da Universidade do Minho, responsável pela valorização do conhecimento e pelo desporto, num período em que a instituição foi considerada a melhor universidade europeia na área desportiva.
Além de ter praticado diversas modalidades – entre elas o futebol -, José Gomes Mendes foi presidente da Mesa da Assembleia Geral do Braga e diretor do Clube de Ténis de Braga. Desde junho de 2023, exerce funções como presidente da MAG da Liga, cargo que já havia desempenhado entre 2014 e 2015.
A apresentação oficial da candidatura de José Gomes Mendes está marcada para dia 19, na Arena Liga Portugal, no Porto, a partir das 11h30. As eleições da Liga decorrem a 11 de abril. Reinaldo Teixeira, presidente da AF Algarve, já oficializou a candidatura. Júlio Mendes, ex-presidente do V. Guimarães, também já assumiu que pretende candidatar-se.