Presidente da Assembleia Geral e candidato a presidente da Liga diz que "esclarecimento é simples"
Corpo do artigo
Depois do discurso de apresentação da candidatura à presidência da Liga, cujas eleições estão marcadas para 11 de abril, José Gomes Mendes, presidente da Assembleia Geral, escareceu os motivos do agendamento para essa data.
“O esclarecimento é muito simples. Nós tivemos uma Assembleia Geral de 21 de fevereiro da Liga, todos os clubes e a Direção executiva. No dia anterior, 20 de fevereiro, a direção da Liga - oito clubes mais o Presidente, entenderam consensualizar uma data que me propuseram. A data de 24 de Abril para a realização das eleições. Propuseram. A decisão é minha, estatutariamente eu apenas tenho de convocar as eleições nos cinco dias a seguir. E foi o que fiz. Como gosto de ouvir, como é a minha obrigação para tomar as decisões, ouvi os clubes presentes e encontrei-os divididos. Uns achavam que deveria ser muito curto, outros achavam que estava bem, 24, que era para se encontrar novos candidatos. Porque convém perceber que apenas naquele dia 21 de fevereiro é que eu recebi, das mãos do presidente Pedro Proença, a carta de resignação, porque antes não era presidente da FPF e só a partir daí é que o processo abre. E, portanto, propuseram a data de 24 de abril".
José Gomes Mendes prosseguiu as explicações: "Como encontrei pessoas, clubes, sociedades perdidas, que achavam que estava bem, outras talvez um pouco mais curta, partilhei isso com a Direção da Liga, decidi recuar 15 dias e marquei para 11 de abril. Em boa verdade, não estendi nenhum prazo. Isto é tudo público. Isto aconteceu numa Assembleia Geral, onde estavam lá todos. A Direção da Liga, que propôs o dia 24, tem o Benfica, Sporting, FC Porto, Casa Pia, Rio Ave, Chaves, Paços de Ferreira e Vizela, mais o presidente da Liga. E admito também que estivessem lá os diretores executivos. A data proposta de 24 recuei para 11, 15 dias. Portanto, eu encurtei o prazo até às eleições. Ao contrário do que ouvi dizer aí, mas eu penso que deve haver um equívoco sobre isso. Gostava que isto ficasse muito clarinho: eu encurtei o prazo."