José Fonte passa a perna a todos: entre os "veteranos" dos "grandes", só perde para Otamendi
A cerca de um mês de entrar na casa dos quarentões, o internacional português já é o defesa mais utilizado por Artur Jorge. Comparando os números de utilização do central com os de Pepe (FC Porto), Otamendi (Benfica) e Coates (Sporting), o bracarense só perde mesmo para o campeão do mundo pela Argentina.
Corpo do artigo
José Fonte é um caso de longevidade no futebol mundial. A cerca de um mês de completar 40 anos - festeja o aniversário no dia 23 de dezembro -, o central dá o exemplo, mostrando que ainda tem muito para dar à modalidade. A idade não o impede, inclusive, de ser o defesa do Braga com mais jogos na presente temporada, superando tanto laterais como centrais. Não há jogador do setor recuado que tenha mais jogos e mais minutos nas pernas.
Ao todo, são 16 jogos de José Fonte em todas as competições, 15 dos quais como titular, num total de 1435 minutos. No único encontro em que não jogou de início, contra o Estrela da Amadora, na Reboleira, entrou aos cinco minutos para o lugar do lesionado Víctor Gómez, mas foi direto ao eixo defensivo, passando Serdar a jogar como lateral-direito. Os números atestam a confiança que Artur Jorge tem no central que foi campeão da Europa por Portugal, em 2016.
Foi precisamente a experiência do internacional português que levou António Salvador a assegurar José Fonte no último verão. Livre de compromissos, depois de terminada a ligação aos franceses do Lille, o central foi logo identificado como o homem certo para o lugar, não só por aquilo que podia dar de imediato à equipa como também numa perspetiva de ajudar ao crescimento de Serdar (20 anos) e Niakaté (24).
A ideia do presidente era clara, seguir o exemplo dos denominados três grandes, que contam com Otamendi (Benfica), Pepe (FC Porto) e Coates (Sporting) como referências defensivas.
Analisados os números deste quarteto, Fonte só perde, em termos de utilização, para Otamendi (35 anos), que conta 17 jogos e 1523 minutos em todas as competições. Já Coates (33 anos) soma 16 jogos e 1192 minutos, enquanto Pepe (40 anos) vai em nove jogos e 787 minutos.