Pedro Proença, presidente da entidade que organiza os campeonatos profissionais, vai ter hoje um encontro no Ministério da Administração Interna, sendo que recomendações da DGS vão ser seguidas.
Corpo do artigo
A próxima jornada do campeonato corre o sério risco de ser adiada/suspensa, ou pelo menos disputada à porta fechada. Uma situação que a Liga poderá esclarecer esta terça-feira, sabendo O JOGO que Pedro Proença, presidente da entidade que organiza os campeonatos nacionais, vai ter precisamente hoje uma reunião no Ministério da Administração Interna. Um encontro onde o dirigente poderá receber novas informações que ajudem a Liga e os clubes a tomar uma decisão sobre este tema delicado.
Perante a propagação do coronavírus no nosso país - e face aos exemplos que chegam do estrangeiro, nomeadamente de Itália, que está toda ela de quarentena -, Marta Temido, ministra da Saúde, anunciou ontem várias medidas com o objetivo de conter a disseminação do Covid-19. Uma delas afeta diretamente eventos desportivos como o campeonato. "Optámos que eventos de mais de cinco mil pessoas em espaços abertos sejam suspensos ou adiados. Que eventos de mais de mil pessoas realizados em áreas abertas possam ser adiados ou cancelados", revelou a governante entre outras recomendações, numa conferência de Imprensa onde se soube também que são já 39 os casos confirmados em Portugal.
"Optámos que eventos de mais de cinco mil pessoas em espaços abertos sejam suspensos ou adiados", afirmou Marta Temido
Ou seja, fica claro que mesmo que o campeonato não seja para já interrompido - e a próxima jornada tem o pontapé de saída na sexta-feira, com o Rio Ave-Paços de Ferreira - os estádios, sem exceção, deverão fechar as portas aos adeptos, como, de resto, está a suceder em vários países.
11903564
Clubes e Liga em contacto
Os responsáveis dos clubes estiveram na segunda-feira reunidos nas instalações da Liga para agendar as partidas das jornadas 27 à 32 - ficou, por exemplo, decidido que o FC Porto-Sporting da 32.ª jornada será jogado a 2 de maio -, mas as implicações que o coronavírus Covid-19 podem vir a ter na competição foram naturalmente debatidas. Clubes e SAD estão em contacto diário com a Liga, ligados através de um grupo de WhatsApp, para definir os próximos passos, aguardando pelo evoluir da situação e pelas recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS), que serão escrupulosamente cumpridas e acatadas pelos responsáveis do futebol português.
Em relação à eventual necessidade de adiar jogos, a Liga já decidiu que, se tal vier a suceder, serão reagendadas/suspensas jornadas inteiras e não apenas determinadas partidas. Uma solução justificada pela necessidade de garantir a igualdade competitiva das provas sob alçada da Liga.
O mundo em suspenso
Refira-se que os cenários não são nada animadores para a realização normal das competições, tanto em Portugal como por esse mundo fora, chegando diariamente notícias dando conta de cancelamentos vários.