Mais interessantes de analisar são a terceira e a quarta posição do Gil Vicente e do Sporting,
Corpo do artigo
O Vitória de Guimarães é a equipa Liga Bwin com mais foras de jogo - 61 - provocados ao adversário. A eficácia de subir a linha da defesa para apanhar o adversário deslocado fica por provar porque os conquistadores têm feito um campeonato irregular, sendo donos da 10.ª defesa mais batida, com 30 golos. Um dado curioso que pode suportar esta desconfiança está nos oito foras de jogo - não há nenhuma equipa que tenha somado mais do que isto - que o Santa Clara averbou na recepção aos vimaranenses (15.ª jornada) e, mesmo assim, acabaria por ganhar o jogo, por 1-0.
Mais interessantes de analisar são a terceira e a quarta posição do Gil Vicente e do Sporting, respectivamente, no ranking dos foras de jogo provocados. O campeonato bem mais seguro de ambos faz supor que o que estamos a ver é fruto de uma tática bem afinada e menos resultado de uma avalanche atacante adversária que, inevitavelmente, inflaciona o somatório.
Já agora, e para que se tenha uma noção da frequência deste tipo de lance, a média desta época é de 2,54 foras de jogo por partida, por equipa.
Curiosidades
9.ª assistência
A ação determinante de Taremi (FCP) para o golo de Evanilson foi a 9.ª assistência do iraniano na Liga Bwin, colocando-o no top 5. Marcou ainda 12 golos e é o maior rematador da prova: 63 tentativas de finalização.
5.º de fora da área
A "bomba" de Sarabia do meio da rua foi o apenas o 5.º golo dos leões de fora da área. Ainda ninguém do plantel repetiu a graça: Pedro Gonçalves (1.ª jorn.), Nuno Santos (15.ª), Palhinha (17.ª) e Porro (20.ª) foram os outros a consegui-lo.
2.º penálti falhado
Tagueau (Marítimo) falhou um penálti em jornadas consecutivas (o penúltimo deu golo apenas na recarga). Pizzi, então ao serviço do Benfica, fora o último a falhar penáltis em rondas consecutivas: três desperdiçados entre a 23.ª e a 24.ª (fora/g.r., golo na recarga/fora).
2.º pior atraso
O Benfica acumulou um atraso de 12 pontos para o líder, FC Porto. É o 2.º pior atraso das águias, nas últimas dez épocas para o 1.º lugar, à 23.ª jornada. Pior, só os 13 pontos da época anterior e o melhor foram os sete de vantagem, em 2013/14.
11 a cantar de galo
O Gil Vicente já venceu 11 jogos. Com 11 jornadas para disputar, estão a três do recorde (na I Liga) das 14 vitórias de 1999/00, época na qual terminaram em 5.º, a melhor posição de sempre, embora sem acesso a uma competição europeia.
14614757