As equipas que subiram este ano à Liga Bwin estão no lote das mais fortes de sempre, desde que o campeonato vale três pontos. É a estatística que o diz.
Corpo do artigo
O naipe das equipas recém-promovidas à Liga deste ano - o Chaves, Casa Pia e Rio Ave - estão entre os emblemas com o melhor rendimento, à 4.ª jornada, na Liga Bwin, desde que a prova é disputada a três pontos por vitória. Isso é quanto mesmo? Desde 1995/96, ou seja, 28 épocas.
Esta conclusão surge apoiada nos números. Expliquemo-nos. Somamos os pontos das equipas que subiram de fresco e dividimos pelo número de equipas que, consoante os anos, variaram entre os dois ou três emblemas. Isso dá uma média de pontos por equipa que nos permite fazer comparações por época. Conclui-se então que está época a média de seis pontos por equipa iguala o naipe de equipas de 2016/17 (Chaves e Feirense) e de 2009/10 (Leiria e Olhanense).
O mais inusitado do percurso dos caloiros deste ano é que a fatia de leão (e dragão, já agora) da citada média de seis pontos por equipa foi conseguida às custas do Sporting e FC Porto, que saíram derrotados dos confrontos com o Chaves e o Rio Ave, respetivamente.
No outro extremo do ranking que engloba as tais 28 épocas de estudo estão os recém-chegados de 2008/09, com um arranque traumático para Rio Ave (dois pontos) e Trofense (zero pontos), o que dá uma média de um raquítico ponto.
Curiosidades
2.º penálti falhado >> Taremi (FC Porto) falhou o segundo penálti da carreira na Liga Bwin. O primeiro foi na época passada, frente ao V. Guimarães. A eficácia do iraniano é agora de 12,5% (16 golos em 18 penáltis).
22" do golo mais rápido >> A goleada (6-0) do Braga ao Arouca começou aos 22 segundos. O golo de Banza entra para o 10.º mais rápido das últimas 20 épocas. O mais vertiginoso é de Walter González, num FC Porto-Arouca, em 2015/16.
35.ª reviravolta >> O Benfica operou ontem a 35.ª reviravolta no marcador, nas últimas dez épocas, na Liga Bwin. O 2.º é o FC Porto, 28; 3.º Sporting, 25; 4.º V. Guimarães, 19; 5.º Braga, 16; 6.º Paços de Ferreira, 15.
2 bolas ao poste >> Pedro Gonçalves (Sporting) é o jogador da competição com mais remates ao poste. O avançado do Sporting teve "excesso" de pontaria neste último jogo, frente ao Chaves (aos 13", derrota 0-2) e frente ao Rio Ave (aos 34", vitória 3-0).
42 duelos aéreos >> O defesa central Kevin Boateng, do Santa Clara, é o jogador com mais duelos aéreos do campeonato. O togolês lidera o ranking com 42 ações deste género, mais cinco do que Bruno Wilson (Vizela) e seis do que Tagueu (Marítimo).