O número de passes da equipa da Luz é superior aos do FC Porto em cerca de oito por cento e 13 por cento para a de Alvalade
Corpo do artigo
O Benfica é a equipa da I Liga com mais passes, à média de 533 por jogo. O futebol mais "rendilhado", ou envolvente, como se queira chamar, é a imagem de marca do técnico Jorge Jesus e destaca-se dos rivais FC Porto e Sporting, em 4.º e 5.º lugar do ranking, respetivamente.
O número de passes da equipa da Luz é superior aos do FC Porto em cerca de oito por cento e 13 por cento para a de Alvalade, mas a quantidade é acompanhada pela qualidade, dizem os números. A segurança com que as águias circulam a bola é a mais expressiva do campeonato, embora neste particular a vantagem sobre o FC Porto, com o seu futebol mais vertical de Sérgio Conceição é residual: 85,7% contra 85,6%.
Destaque ainda para o topo desta tabela onde não passam despercebidas as posições do Braga (segundo no ranking geral e líder nos passes longos) e Rio Ave (terceiro), que fazem da circulação de bola um mantra.
Do lado dos que abdicam propositadamente, ou forçadamente, de um futebol mais assente na circulação estão o Farense e o Marítimo. No caso dos insulares, a eficácia de passe é a mais modesta da I Liga: apenas 73,9%.
Curiosidades
15.º jogo a bisar Marega (FC Porto) >> Bisou pela 15.ª vez na I Liga, nas sete épocas em que compete em Portugal. O internacional maliano soma agora 74 golos em 159 jogos e marca, em média, um golo a cada 2,1 jogos.
1.º nas compensações >> O golo redentor do alemão Luca Waldschmidt, aos 90"+4", valeu ao Benfica a primeira reviravolta da época na I Liga, naquele que foi o primeiro golo das águias nas compensações.
39 defesas >> Daniel Guimarães (Nacional) é o guarda-redes com mais defesas do campeonato: 39. Abedzadeh (Marítimo, 34), Pasinato (Moreirense, 33) e Bruno Varela (V. Guimarães, 33) completam o pódio.
3 autogolos >> Todos os três autogolos da I Liga tiveram o mesmo beneficiário: o Moreirense. O benefício da desgraça alheia rendeu-lhe três pontos extra: vitória com o Marítimo (2-1, 5.ª jorn.) e empate com o Gil Vicente (1-1, 9.ª jorn.).
3 de livre direto >> O Famalicão é a equipa com o melhor aproveitamento dos livres diretos: três golos (nenhuma outra fez mais do que um, e só há seis no total). O último de Jhonata Robert contribuiu para conquistar um ponto frente ao Sporting.
4 expulsões >> O Braga é equipa da Liga com mais expulsões. Foram quatro e todas de vermelho direto. O facto é ainda mais curioso porque a equipa orientada por Carvalhal é a terceira, a par do Benfica, com menos cartões amarelos, apenas 17.