Confira a análise à 18.ª jornada da Liga Bwin, que deixou o Benfica a nove pontos do líder FC Porto.
Corpo do artigo
Evanilson (FC Porto) foi o último jogador a fazer um hat trick na Liga Bwin, elevando para sete os jogos em que um futebolista marcou três golos (Darwin, do Benfica, foi o único a repeti-lo).
O avançado brasileiro do FC Porto contribuiu decisivamente para a quinta reviravolta dos dragões - de longe, a equipa com mais viradas na Liga Bwin - inscrevendo o seu nome numa tabela em que a maioria dos jogadores atuou em casa, sendo as duas notáveis excepções as de Darwin, na goleada de 0-7 ao Belenenses e agora, de Evanilson, também com a equipa de Belém.
Para encontrar melhor do que três golos por jogo, é preciso recuar ao póquer (quatro) de Edinho (V. Setúbal) ou à manita (cinco) de Nuno Gomes (Benfica) e Jardel (FC Porto), em 1997/98, já lá vão 25 épocas.
O recorde absoluto está nos pés do endiabrado Peyroteo (Sporting), com nove golos na recepção ao Leça, num épico 14-0 (!), na época de 1941/42.
Curiosidades
2.º penálti defendido
Luiz Felipe, guarda-redes do Belenenses, passou a ser o único da Liga Bwin a defender dois penáltis na época. No passado domingo, negou o golo a Luiz Díaz (FC Porto) e antes defendera o de Steven Vitória (Moreirense, 4.ª ronda).
2.º nas assistências
As três assistências do portista Fábio Vieira catapultaram-no para o 2.º lugar desse ranking. O médio soma sete passes para golo, tantos como o companheiro de equipa Taremi. Rafa (Benfica) lidera com 14.
83% de eficácia de passe
A média da eficácia de passe das 18 equipas na Liga Bwin é de 83%. Dito de outra forma, há um passe falhado a cada 5,9. Em termos absolutos, e sem o jogo de ontem, contaram-se 125 893 passes.
-9 pontos para o líder
O Benfica ficou a nove pontos do líder FC Porto. Nas épocas anteriores, as diferenças pontuais para os líderes foram: 2020/21: -11 pontos (SCP campeão); 2019/20: +7 (FCP campeão); 2018/19: -5 (SLB campeão); 2017/18: -5 (FCP campeão).
2.º treinador expulso
A expulsão de Carlos Carvalhal (Braga) foi a 2.ª de um técnico nesta época. A outra foi de Ricardo Soares, então ao serviço do Moreirense, na 7.ª jornada. Em toda a época passada foram sete os treinadores expulsos.