Confira a análise estatística à 17.ª jornada da Liga Bwin.
Corpo do artigo
O FC Porto operou uma reviravolta no placar depois de estar a perder por 2-0 frente ao Estoril. O feito, que capitalizou uma vantagem de três pontos relativamente ao Sporting, é bastante raro e só aconteceu apenas onze vezes nas últimas dez épocas, na Bwin Liga.
Nessa curta lista de onze jogos, o nome dos azuis e brancos aparece outras duas vezes, ambas no Estádio do Dragão: uma como perdulário, consentindo a recuperação do V. Guimarães depois de estar a ganhar por 2-0 (2018/19, 3.ª jornada), ao passo que na segunda situação, virou a seu favor um desfavorável 0-2 com o Moreirense (2015/16, 23.ª jornada). Curiosamente, em nenhuma destas duas épocas conseguiria o título.
A remontada mais épica das dez últimas épocas continua a ser a do Portimonense, que recuperou de um 0-3 frente ao Moreirense (2017/18, 28.ª ronda), com uma remontada que começou apenas no minuto 56!
Curiosidades
7,13 pontos por JOGO
Luis Díaz (FC Porto) tem a melhor média de pontos por partida no Ranking O JOGO: 7,13. Em termos absolutos, só perdeu a liderança para Taremi devido à ausência na ronda passada, infetado com covid-19.
23 de fora da área
Lincoln (Santa Clara) - um golo e uma assistência na vitória frente ao Sporting - é o jogador com mais remates de fora da área na Liga Bwin. Tem 23, mais um do que André Horta (Braga) e mais três do que Vitinha (FC Porto).
6255 espectadores
A flexibilização das regras de entrada nos estádios, em vigor a partir de ontem, podem ajudar a fermentar os números de espectadores. A média por jogo desta época é de 6255, longe dos 10 682 da última jornada pré-pandemia (24.ª de 2019/20).
Primeiro penálti invalidado
O penálti batido por Pedrinho (Portimonense) foi invalidado devido a dois toques na bola (escorregão). A última que vez que tal aconteceu foi na época anterior, com Enzo Martínez (Tondela), na 14.ª jornada.
50 expulsões
Seis dos nove jogos da jornada foram polvilhados com um total de oito vermelhos (cinco deles diretos e três por acumulação). Há agora 50 expulsões na época, mais 15 do que em igual período da época passada: mais 30%!
82 substituições
Sérgio Conceição é o segundo técnico com mais substituições (82) na Liga Bwin (quatro na primeira parte, duas ao intervalo e 76 na segunda parte).
Carlos Carvalhal (Braga) lidera o ranking geral, com 83 trocas.